Os avaliadores do Ministério da Educação – MEC estiveram no Campus Araranguá conhecendo a estrutura local proposta para receber o curso de Medicina da UFSC no Sul de Santa Catarina. Rosangela Minardi, professora da Universidade Federal de Viçosa – MG, e Edson Arpini, professor da Universidade Estadual de Maringá – PR, avaliaram alguns fatores importantes para que o curso seja instalado.
A visita ocorreu na última semana. Eles conheceram as instalações da Universidade, no bairro Jardim das Avenidas, e os locais onde funciona a rede de saúde municipal, com a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional de Araranguá. A passagem dos avaliadores pela cidade ainda contou com uma reunião na Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense – ACIVA.
“A visita da comissão de especialistas do MEC foi mais um passo importante para o início do curso. Ela representa o Ministério da Educação realizando uma visita de avaliação da proposta do curso. São analisados quatro grandes áreas: o projeto pedagógico, os docentes, a infraestrutura da universidade e a infraestrutura da rede de serviços de saúde”, explicou o docente da UFSC e coordenador do curso de Medicina, Paulo Marcondes.
Ele avaliou a visita como positiva. “Na reunião que houve na ACIVA, com a presença da comunidade organizada e de políticos, houve a promessa, por estes últimos, da dotação de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a instalação do curso. A comissão de especialistas irá sugerir ao MEC a autorização de funcionamento do curso, o que é uma vitória para a universidade e para a comunidade local que se uniram e mostraram sua força”.
Caso a autorização seja confirmada pelo MEC, a expectativa é da realização de um vestibular especial para o curso e que as aulas iniciem-se ainda em 2018.
Colaboração: Comunicação UFSC Araranguá