Educação

Udesc abre inscrições para 1.056 vagas no Vestibular de Inverno 2016

Candidatos podem se inscrever até 2 de maio; taxa custa R$ 95.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para 1.056 vagas em 37 cursos no Vestibular de Inverno 2016. Os candidatos podem se inscrever pela internet até 2 de maio e pagar a taxa de inscrição, de R$ 95, até 3 de maio.

As vagas oferecidas no Vestibular representam 75% do total, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Udesc manterá o sistema de cotas no vestibular pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.

Provas

As provas serão aplicadas em 5 de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais será divulgada a partir de 20 de maio.

Na parte da manhã, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de biologia, 14 de matemática, 14 de português e oito de língua estrangeira (Inglês ou espanhol).

À tarde, haverá redação com tema relacionado a atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa das disciplinas, além de outras 50 questões objetivas: 14 de física, 14 de química, 11 de história e 11 de geografia.

Obras literárias

Os cinco livros que a universidade recomanda ler integralmente para prestar o concurso são: 'Além do Ponto e outros contos, de Caio Fernando Abreu, 'O cortiço', de Aluísio Azevedo, 'A Majestade do Xingu', Moacyr Scliar, 'Melhores Contos', de Salim Miguel, e 'O Santo e a Porca', de Ariano Suassuna.

Taxa de isenção

Na última sexta-feira (1), a Udesc divulgou as listas dos candidatos que ficarão isentos de fazer o pagamento da taxa. Dos 88 pedidos, 86 foram concedidos, sendo 65 pelo critério socioeconômico e 21 por doação de sangue.

Cursos

Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo
Chapecó: Enfermagem e Zootecnia
Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Ciências Econômicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia
Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária
Joinville: Ciência da Computação, Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física, Matemática, Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Lages: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária
Laguna: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (opção Biodiversidade) e Ciências Biológicas (opção Biologia Marinha)
Pinhalzinho: Engenharia Química
São Bento do Sul: Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação

Com informações do G1 SC