Educação

Turminha do Infantil Satc aprende a cuidar do dentinho feliz

De forma lúdica, crianças têm aulas sobre saúde bucal

Divulgação

O dentinho fica mais feliz quando percebe que a criança come alimentos saudáveis e, depois, recebe uma boa escovação. Já o dentinho triste fica sujo com restos de alimentos, causando mal hálito. É assim, brincando, contando histórias e recebendo visitas especiais que a turminha do Integral da educação infantil do Colégio Satc aprende mais.

“Procuramos trabalhar a saúde bucal de forma lúdica, contando histórias e mostrando o quanto é importante manter dentes limpos e saudáveis”, explica a professora Taís Agda da Rosa.

O tema foi trabalhado com as histórias do dentinho feliz e do dentinho triste. Conforme Taís, depois de assistirem vídeos, os alunos realizaram um trabalho de colagem, aplicando sobre as figuras dos dentes os alimentos que podem causar algum problema. “Lembramos que sempre é importante fazer a escovação correta após comer algo. Por exemplo, se depois de escovar a criança chupa uma bala ou um pirulito, e fica sem fazer nova limpeza, pode ocasionar cáries”, reforça.

A iniciativa desenvolvida pela professora Taís e pela auxiliar pedagógica Taiara dos Santos Lemos com a turma do Integral tem como objetivo mostrar a importância de consumir alimentos saudáveis. O foco também é manter hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos e manter os dentes limpos.

Visita ao consultório da dentista

Para ampliar o tema e trazer mais informações, a turma do Infantil recebeu a visita da dentista Cristina Borba Alamini, que trabalha na Satc. Foi a hora de tirar as dúvidas que os pequenos tinham sobre escovação e uso do fio dental. “Aprendi que tem que escovar devagar. E tem que escovar a língua também”, contou a pequena Lais Jeremias Guidarini, 6 anos.

O aprendizado de Lais e dos colegas foi assimilado com a visita que a turma fez ao consultório da dentista. “Eles já tinham ido ao dentista, mas adoraram conhecer mais esse espaço da Satc. Alguns puderam sentar na cadeira de atendimento e ver de perto os instrumentos utilizados”, ressalta a professora.

O uso do consultório dentário é voltado para estudantes e colaboradores da Satc, mediante agendamento prévio. Dúvidas sobre os horários disponíveis podem ser esclarecidas no Setor de Assistência Social da instituição.

Notícias Relacionadas

Drogas são encontradas em veículo durante operação Lei Seca em Criciúma

Ao ser questionado, o condutor informou que havia adquirido a droga em Siderópolis.

Pacto Anticomintern: A Aliança Firmada Contra o Comunismo

Criciúma define quando e como torcida do Corinthians poderá comprar ingresso

Criciúma trabalha com expectativa de casa cheia no sábado

Relembrando o Ciclone Nisha: O Desastre Climático de 2008