O túnel do Morro dos Cavalos é uma das principais demandas da BR-101 no Sul de Santa Catarina
O projeto do túnel do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, ganhou novo impulso após reunião da bancada catarinense com o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quarta-feira (4), em Brasília. Durante o encontro, o ministro confirmou que a obra está incluída no pacote de investimentos para otimização do contrato com a concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho Norte da rodovia.
A retomada do projeto, há anos aguardado pelos catarinenses, gerou diferentes reações entre os participantes da reunião. Enquanto o governo federal busca otimizar o contrato, parlamentares da bancada catarinense expressaram preocupações e apresentaram sugestões para a minuta prévia. O túnel é visto como uma solução crucial para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego no trecho, conhecido por problemas históricos de engarrafamentos e acidentes.
Investimentos e desafios
De acordo com Renan Filho, o pacote de obras previsto para a BR-101 soma R$ 10 bilhões, o que inclui a construção do túnel. No entanto, o montante levantou preocupações entre representantes do setor de transporte. O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, apontou que os custos elevados podem impactar diretamente o valor do pedágio, aumentando o ônus para motoristas e empresas.
Além disso, Schneider destacou o histórico de problemas com a Arteris Litoral Sul, que já foi notificada diversas vezes por descumprimento de cláusulas contratuais. Essas pendências atrasaram obras importantes e geram dúvidas sobre a capacidade da concessionária de executar o novo pacote de investimentos.
Próximos passos
O túnel do Morro dos Cavalos é uma das principais demandas da BR-101 no Sul de Santa Catarina, sendo essencial para melhorar a logística e garantir a segurança dos motoristas. A inclusão da obra no pacote de otimização é um avanço significativo, mas ainda há questões técnicas, financeiras e contratuais que precisam ser ajustadas para garantir sua execução.
A bancada catarinense e os representantes do setor seguem em diálogo com o Ministério dos Transportes para assegurar que as obras avancem sem comprometer os usuários da rodovia. A expectativa é de que a otimização do contrato com a Arteris traga soluções duradouras para os gargalos da BR-101, beneficiando diretamente a economia e a mobilidade no estado.
Informações retiradas do NSC Total