Urussanga vai estar mais uma vez em festa. Os preparativos para a 9º Vindima Goethe estão a todo vapor à espera dos visitantes. O evento inicia na próxima quinta-feira, dia 19 de janeiro e segue até domingo dia 22 com várias atrações culturais, enogastronômicas, religiosas e festivas.
A programação inicia com a colheita simbólica da uva Goethe, às 10 horas do dia 19, no parreiral do produtor Gilson Fontanella realizada com autoridades, rainha e princesas da Festa do Vinho e a imprensa. A tarde, às 15 horas, na Praça Anita Garibaldi, terá a abertura da exposição fotográfica com o tema Antigas Vinícolas, uma realização do Fotoclube da cidade. No mesmo local terá também a feirinha da colônia com a comercialização de produtos coloniais.
O auge do evento é a missa que acontece na quinta-feira às 18h30min, “Abençoando as mãos que colhem”, celebrada na Igreja Matriz em honra a São Vicente padroeiro dos vitivinicultores. A animação fica por conta do Grupo Cantando Si Va. Mais tarde, às 20 horas, na Praça Anita Garibaldi terá a entrega dos troféus Amigos do Goethe, o esmagamento das uvas com os pés, jogos temáticos, o delicioso Tombo da Polenta, enogastronomia e a orquestra municipal alegrando o evento.
Já no dia 20 de janeiro a programação será no Ventuno Pub com a Vindima Rock, animada com os shows das bandas Vigário Jack e Red Neck. No sábado, dia 21, a Praça Anita Garibaldi terá a Feirinha com produtos coloniais e também uma novidade, o concurso da Receita da Nonna. Esse concurso premiará a melhor receita culinária apresentada para degustação aos jurados.
Nos dias 19 a 22 de janeiro as Vinícolas estarão abertas para receber as pessoas com degustação de vinho e visitação. A Agência DS Travel está organizando a visita dos turistas e a colheita de uvas nos parreirais. Os restaurantes associados estarão servindo comida típica italiana e um prato especial envolvendo a temática da uva e do vinho.
O presidente do ProGoethe, Renato Damian, diz que este ano os produtores de uva só tem a comemorar a boa safra, com estimativa de até 70% maior que a do ano anterior. “Este ano a safra está sendo muito boa, tanto na quantidade como também na qualidade da uva Goethe”, ressalta.
Colaboração: Vanessa Matiola / Agência Ilustre