Após diversos bairros acompanharem os desfiles comunitários em homenagem à Pátria, realizados ao longo da última semana por alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), escolas e instituições municipais, as atenções dos tubaronenses voltaram-se ao desfile cívico-militar realizado na manhã desta segunda-feira (7). Quarenta e quatro grupos, entre entidades militares, civis e escolares participaram do desfile na avenida Marcolino Martins Cabral, entre a antiga rodoviária e as proximidades da Casa da Cidade.
O desfile iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Tubarão e execução do Hino Nacional pela Banda Marcial do Colégio Dehon. Em seguida, o prefeito Olavio e o comandante da 3ª Cia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, major Gilson Tomelin, passaram a tropa em revista, iniciando, assim, o desfile no município de Tubarão.
As instituições militares e as forças policiais iniciaram o desfile, seguidos pelos clubes de Aventureiros União Júnior, Desbravadores União, Desbravadores Tubarão e Desbravadores Luzeiros da Colina. Eles foram seguidos pelos Gideões Mirins e Grupo de Escoteiros Tubarão, prosseguido pelas entidades como Apae, Associação Tubaronense de Integração do Deficiente Visual (Atidev), Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Na sequência vieram as escolas municipais, estaduais e particulares. Entre as unidades escolares, destaque para as apresentações artísticas dos grupos coreográficos e fanfarras. Os malabarismos executados pelos alunos encantaram o público que prestigiou o desfile.
“O desfile estava maravilhoso, com tudo muito bem organizado. Todas as escolas e entidades que participaram estão de parabéns. As crianças fazendo malabarismos foi muito lindo. Eles estavam maravilhosos, com tudo muito bem ensaiado”, afirma a tubaronense Sandra Regina Pacheco Ambrósio.
Entidades esportivas também participaram do desfile, como é o caso do projeto Pequenos Leoninos, do Hercílio Luz Futebol Clube, e a academia Valdir dos Santos. A cultura esteve presente com a participação do grupo de Boi de Mamão do KM 60. O Grito dos Excluídos clamou por educação e saúde.
Tradicionalmente, o desfile de Tubarão também conta com a presença dos grupos automotores. Neste ano, participaram os motoclubes Lagartos da Estrada, Corvo Branco e Motociclismo SC, já entre os automóveis desfilaram: carros antigos e Jeep Clube. A equipe da Fundação Municipal de Educação, organizadora do desfile também marcou presença. A comemoração finalizou com a passagem do CTG Cidade Azul. Em seguida, a equipe da Retrans fez a limpeza da avenida, e a Guarda Municipal, que acompanhou o evento desde o início, liberou o trânsito para a passagem de veículos e pedestres.
Para o prefeito Olavio Falchetti, o desfile cívico-militar surpreende a cada ano. “Fico muito feliz em ver a população lotando a avenida para prestigiar este ato em homenagem à Pátria. Parabenizo a Fundação de Educação, os diretores, professores, alunos e todas as escolas pela organização e participação que deram brilho ao dia de hoje”, afirma o prefeito.
Para a organização do desfile cívico-militar, foram disponibilizados cerca de 75 servidores da Fundação de Educação para acompanhar e coordenar os grupos. “Conseguimos atingir nosso objetivo, garantindo o cumprimento do horário e a organização do desfile. A equipe da fundação foi fundamental para a realização, disponibilizando um desfile bonito e harmonioso”, avalia a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza.
Colaboração: Tayná Rosick/PMT
[soliloquy id=”145647″]