Problema maior é que o estabelecimento fechou e ninguém mais atende aos telefones
Um tubaronense pode ter sido vítima de um golpe ao comprar um carro em uma revenda de Palhoça. Após pagar o veículo, o recibo de compra não foi entregue à vítima e o proprietário anterior diz não ter recebido da revenda o valor do automóvel. O problema maior é que o estabelecimento fechou e ninguém mais atende aos telefones.
O carro comprado é um Gol. O tubaronense tem os comprovantes que mostram o pagamento de R$ 9.260 através de transferência bancária e mais R$ 1.200 em seis cheques. “Comprei o carro em outubro e recebi apenas o documento no nome do antigo dono. O recibo de transferência, falaram que estava com o despachante e que era para aguardar. Depois de alguns dias, disseram que me entregariam assim que compassasse o último cheque”, comenta a vítima.
Ontem pela manhã, o novo proprietário teve uma infeliz surpresa. “O dono anterior me ligou e contou que a revenda fechou, sem ter repassado o valor do veículo. Agora, ele quer o veículo de volta, que já paguei. Durante todo esse tempo o documento de compra e venda estava com o proprietário, que se nega a me entregar porque não recebeu nada pelo veículo”, afirma o tubaronense.
Um boletim de ocorrência foi registrado ontem à tarde na Central de Plantão Policial (CPP). A equipe do Jornal Diário do Sul tentou entrar em contato com representantes da revenda de veículos através de quatro contatos telefônicos, mas ninguém atendeu as ligações.
Procon e polícia devem ser acionados pela vítima
Não é a primeira vez que há relatos deste tipo de golpes em Tubarão. Uma revenda do município também teria fechado e há boletins de ocorrência contra o proprietário por ter desaparecido sem pagar ou devolver os veículos.
Segundo o supervisor da Ciretran de Tubarão, Alexsandro da Silva, ao se deparar com uma situação dessas, a primeira alternativa é ir na própria revenda. “Ele deve ir até o estabelecimento e, se encontrar alguém, deve procurar a delegacia mais próxima, repassando o caso, para que o delegado vá até o local, podendo até descobrir outras irregularidades”, aponta Alexsandro.
Caso o estabelecimento realmente esteja fechado, há outras duas opções. “É preciso registrar um boletim de ocorrência por estelionato e procurar o Procon, por se tratar de um crime financeiro. Quanto ao veículo, terá que buscar judicialmente o direito sobre ele, já que fez sua parte e pagou pelo bem”, argumenta.
Para evitar dores de cabeça, tanto para quem está vendendo quanto para quem está comprando, há regras que precisam ser seguidas. “Ao deixar o veículo na revenda, o correto é transferir a documentação para ela e receber no ato. Já o comprador deve checar toda a documentação, indo ao Detran antes da compra e verificando a procuração para a venda”, chama a atenção.