Tubarão confirmou mais casos de impetigo entre as crianças que estudam nas escolas municipais da cidade. Conforme a Fundação Municipal de Educação, foram 22 casos de estudantes com a doença. Apesar da confirmação do crescimento dos casos (na quarta-feira, apenas três casos eram apontados), a Secretaria de Educação não irá tomar medidas preventivas no momento.
Segundo o órgão, estudam na rede municipal de ensino mais de 2 mil estudantes e nos últimos dias muitos pais e professores entraram em contato com a Vigilância Epidemiológica demonstrando muita preocupação e falta de orientação. “Por isso, ressalta-se que é importante manter os ambientes higienizados e, se houver dúvida se a criança está com impetigo, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e início do tratamento”, comentou o órgão em nota. Nenhuma medida de higienização e controle nas escolas foi apontada e as aulas seguem normalmente.
Nas outras cidades da Amurel que apresentaram o problema, a prevenção foi a escolha. Depois de confirmar mais de 60 casos de impetigo, a cidade de Imaruí fechou por uma semana as escolas municipais. Ontem, depois de passar por uma higienização orientada pela Vigilância Sanitária, as escolas foram reabertas e os 1,4 mil estudantes retornaram às aulas na cidade.
Conforme a secretária de Educação, Maria do Carmo Crescencio Matos, o órgão segue realizando acompanhamento com as escolas, para identificar a ocorrência de novos casos. “Seguimos monitorando, juntamente com a Secretaria de Saúde, que acompanha os atendimentos médicos, mas desde o fechamento das escolas já houve uma redução grande nos casos. Nesse sentido, acreditamos que a situação voltará à normalidade”, aponta.
O impetigo é uma infecção de pele contagiosa que acomete especialmente as crianças. Além de Imaruí, a doença foi registrada em Capivari de Baixo, que teve dois casos confirmados, um em uma professora e outro em uma criança, ambas do CEI Betildes Silva Xavier (Tidinha). As duas apresentaram sintomas semelhantes aos do impetigo e foram afastadas para tratamento em casa, por recomendação médica.
De acordo com a secretária de Educação da cidade, Márcia Roberg Cargnin, as atividades nos centros de educação infantil do município foram suspensas na sexta-feira para que fosse feita higienização nas nove unidades, mas ontem as aulas foram retomadas normalmente. “Fizemos uma higienização completa nos centros, na intenção de prevenir. Não existe um surto na cidade, nenhum outro caso foi informado, mas acreditamos que, pela situação que ocorreu em Imaruí, é melhor optar pela prevenção. Hoje (ontem), porém, as atividades estão normais”, sublinha.
Com informações do site Diário do Sul