Educação

Tubarão sedia seminário de educação

Foto: Tatiana Dornelles / DS

Foto: Tatiana Dornelles / DS

Com tema central voltado à Base Nacional Curricular Comum, ocorre em Tubarão o VI Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina. O evento será nos dias 20 e 21 de junho, na Unisul, e a expectativa é que cerca de 500 pessoas participem.

O evento, promovido anualmente, recebe conselhos municipais, secretarias municipais, professores e acadêmicos. O objetivo é promover a interação e tratar de diretrizes, desafios e potenciais da educação em todos os níveis para melhorar a qualidade do ensino no Estado. 

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE, Gildo Volpato, as discussões serão voltadas ao Plano Nacional Curricular Comum. “Muito se tem discutido em nível nacional a elaboração do plano curricular comum e a intenção é fazer algo que não seja engessado, uma vez que cada localidade do país tem suas particularidades. Será um documento norteador, com base no que é comum ao nosso país em termos de conhecimento e aberto às regionalizações, questões pontuais de cada Estado ou município”, explica.

Atualmente, ressalta Gildo, um aluno de um Estado que precise estudar em outro muitas vezes passa por dificuldades devido às diferentes grades trabalhadas em sala de aula. “Mesmo que ele vá para uma mesma série, em outro Estado, haverá diferenças na grade curricular. E o plano curricular comum é justamente para igualar isso, para que não haja essas lacunas de conhecimento”, reforça.

O seminário é coordenado pelo CEE/SC, Conselho Municipal de Educação de Tubarão e Unisul. As inscrições podem ser realizadas através da internet (pelos sites do CEE/SC, da Unisul e da prefeitura) e o credenciamento ocorre no dia 20, às 13h30. No primeiro dia, das 13h30 às 18h, haverá a abertura oficial, mesa-redonda, sessão especial do CEE/SC com homenagens e reunião das comissões do CEE. No dia 21, das 8h às 18h, terá apresentação cultural da Gered, palestras e o encerramento. O seminário será no Espaço Integrado de Artes da Unisul.

Com informações do Jornal Diário do Sul