Saúde

Tubarão registra primeiro caso de febre chikungunya

Caso de chikungunya de Turvo vem do Pará

Foto: Arquivo

No período de 31 de dezembro de 2017 a 3 de março de 2018, foram notificados 84 casos de febre de chikungunya em Santa Catarina. Quatro casos foram confirmados, um deles em Tubarão, mas é importado, ou seja, não foi contraído no município.

O paciente contraiu a doença no Estado de Mato Grosso. Outros 56 casos foram descartados e 24 permanecem como suspeitos, sob investigação pelos municípios em todo o Estado.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive confirmou apenas o primeiro caso autóctone de febre de chikungunya, em uma pessoa residente no município de Cunha Porã, na microrregião Oeste de Santa Catarina. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen da Secretaria de Estado da Saúde – SES.

Segundo a investigação epidemiológica conduzida pelos agentes de saúde do município de Cunha Porã, trata-se de um paciente de 68 anos. Ele iniciou com os sintomas no dia 13 de fevereiro. No dia seguinte, foi internado para tratamento, recebendo alta no dia 16. A investigação estabeleceu uma correlação a um caso importado de outro paciente, cujos primeiros sintomas ocorreram em 31 de janeiro. As duas pessoas residem no mesmo bairro do município.

A Dive reforça a importância de a população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de febre chikungunya, que incluem febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema.

Podem ocorrer também dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Além disso, é fundamental a intensificação das ações de prevenção com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em cidades com transmissão da febre chikungunya e apresentarem os sintomas citados, devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Lacen realiza 16 mil exames para Covid-19 em dois meses

Atualmente, o Lacen recebe em média 325 amostras por dia.

Coronavírus em SC: Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados

O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames.

Treviso realiza ação de combate ao Aedes Aegypti

Agentes fizeram pente fino em locais estratégicos e informaram a população sobre maneiras de se evitar a proliferação do mosquito.

Dive confirma 2º caso de macaco morto por febre amarela em SC

Animal foi achado no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. Moradores da região foram vacinados. Macacos na região de Cocal do Sul e Urussanga também foram encontrados mortos.