Até o momento, 50% dos imóveis fiscalizados apresentavam conexões irregulares
A concessionária responsável pelo abastecimento de água em Tubarão, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (FUNAT), iniciou fiscalização de conexões irregulares na rede de esgoto do município, em loteamentos novos. A iniciativa abrange a inspeção dos imóveis e orientação aos moradores, com o objetivo prevenir impactos ambientais, danos à infraestrutura de esgoto e a qualidade de vida da comunidade.
De responsabilidade dos loteadores, ao elaborar um loteamento, é necessário apresentar um projeto de infraestrutura de água e esgoto para a concessionária. Depois do projeto ter sido executado, a equipe de fiscalização de coleta de esgoto realiza inspeções regulares para garantir a conformidade com as normas estabelecidas.
A ação visa evitar que moradores realizem conexões, em redes ainda inativas, que não estão vinculadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Conexões irregulares podem resultar em extravasamentos, infiltrações e comprometer a integridade da rede de esgoto, causando danos ambientais.
Ao identificar uma conexão irregular em um imóvel, a concessionária orienta os clientes a entrarem em contato com a Prefeitura de Tubarão para realizar a conexão na drenagem pluvial da região e iniciar o processo de regularização do imóvel.
Até o momento, 50% dos imóveis fiscalizados apresentavam conexões irregulares. “Reforçamos aos clientes que, em caso de dúvidas, entrem em contato conosco. Estamos prontos para orientar e esclarecer os passos necessários, verificando se a região tem autorização para conexão à rede coletora de esgoto ou se ainda precisa de sistema próprio. Estamos avançando na cobertura do serviço de esgoto, mas precisamos da colaboração de todos”, destaca André Silva, diretor da concessionária.