Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar e o último a partir da estrela Sol. Segundo a astronomia, atualmente já conta com 14 satélites naturais, que também podemos chamar de luas, sendo que a maior foi descoberta pelo astrônomo inglês William Lassell, em 1846, e nomeada Tritão em homenagem ao deus grego Tritão, filho de Poseidon. Essa escolha de nome segue a tradição de nomear corpos celestes ou satélites naturais conforme o nome do deus que o planeta ao qual pertencem recebeu. Como Netuno se refere ao deus Poseidon na mitologia romana, seu filho, Tritão, foi escolhido como o nome do maior satélite do planeta.
Não se sabe ao certo como Tritão se originou, porém a teoria mais aceita é que ele tenha se formado no Cinturão de Kuiper, localizado além de Netuno. Essa área é composta por corpos gelados e pequenos planetas, e acredita-se que Tritão fazia parte de um objeto maior que, devido a uma colisão no passado, se fragmentou e foi posteriormente capturado por Netuno.
Tritão possui 2.700 km de diâmetro e uma massa de (2,14 \times 10^{22}) kg, sendo apenas 5,5% do tamanho de Netuno e apresentando uma massa que equivale a 0,02% do planeta. Sua atmosfera é composta principalmente de nitrogênio, com pequenas quantidades de metano, e pode apresentar temperaturas que chegam a -235°C, tornando-se um dos lugares mais frios do Sistema Solar. Em sua superfície, também podemos encontrar gêiseres que arremessam plumas de nitrogênio gasoso a grandes altitudes, bem como criovulcões que expelem gelo.
Por ser um corpo celeste muito distante do nosso planeta e devido às dificuldades de se chegar até lá, apenas uma sonda foi enviada para Tritão até hoje. Trata-se da Voyager 2, desenvolvida pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que foi lançada em 1977 e chegou a Tritão em 1989. A missão foi responsável por descobrir muitas características até então desconhecidas do satélite, como os gêiseres mencionados anteriormente. Entretanto, a NASA está projetando uma nova missão chamada Trident, com o intuito de trazer mais informações sobre o satélite e investigar seu interior para verificar se a teoria de que ele apresenta um oceano subterrâneo é verdadeira.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.terra.com.br