O crime aconteceu em março de 2012.
O juízo da Vara Criminal da comarca de Braço do Norte condenou três homens pelo furto de doações em uma gruta religiosa no município de Grão-Pará. Segundo os autos, o crime aconteceu em março de 2012 quando os acusados foram até o local, por volta de 1 hora da manhã, e arrombaram a caixa coletora de doações, que é acoplada a um altar de cimento.
O trio, na ação, valeu-se de um machado e uma picareta para subtrair quantia estimada entre R$ 800 e R$ 1.200. Os réus foram identificados com o auxílio de câmeras de segurança. Todos confessaram a participação no crime, mas questionaram o montante do valor subtraído. A sentença foi proferida pela juíza substituta Tiane Lohn Mariot, em atuação no Programa CGJ-APOIA.
Os três homens foram condenados por furto qualificado, mediante rompimento de cadeado e da tampa da caixa de doações e concurso de pessoas, a um ano e quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, além de pagamento de multa. Cabe recurso da decisão ao TJSC (Autos nº. 0001626-64.2012.8.24.0010).