Os moradores de Araranguá e região terão um novo espaço para praticar exercícios físicos, fazer caminhadas e trainner. Na próxima quarta-feira, dia 3 de maio, às 16h, ocorrerá a inauguração deste espaço situado junto ao Parque Belinzoni, um verdadeiro cartão postal de rara beleza, que mede aproximadamente 120 mil metros quadrados cujo principal destaque são a exuberante beleza e harmonia que unem a fauna e a flora.
O ato terá a presença do prefeito municipal, César Cesa; diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa; diretor superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Maureci Rodrigues, secretários municipais, autoridades convidadas, vereadores, comunidade e imprensa.
De acordo com o diretor administrativo do Samae, Elton Ferreira, a área para praticar exercícios físicos, fazer caminhadas e trainner fica localizada no entorno do parque e estará aberta ao público diariamente das 7h às 17h. São cerca de dois quilômetros de trilha, que receberam estrutura, incluindo pontos para hidratação, placas indicativas, assentos, preparação do solo, implantação de lixeiras ecológicas e rota planejada. Outra atração são as pinturas temáticas dos muros do entorno, nas quais o autor Alex Cardoso dos Santos destaca animais e plantas nativas.
Visando facilitar o fluxo de pessoas e aumentar a segurança, os três pórticos – localizados nas ruas Turvo, Timbé do Sul e Albino Pereira de Souza –possibilitam tanto a chegada quanto a saída. “O Samae e o Governo Municipal tiveram o cuidado e zelo de colocar placas indicativas a cada 200 metros na trilha de caminhada. Além de orientar, informar e alertar a população, elas divulgam o contato (fone 48 99167-8968) da equipe de monitores, que está preparada para interceder em situações pontuais, orientar ou fazer encaminhamentos em casos de emergência”, observa Elton Ferreira.
O acesso às trilhas no entorno do Parque Belinzoni será gratuito. No local há advertência sobre vetos a atitudes como circular de bicicleta, adentrar na mata e portar animais. Por outro lado, constam orientações como manter atenção a sinalização das placas, não esquecer de fazer hidratação e não descartar lixo fora das lixeiras ecológicas.