Geral

Tribunal de Justiça autoriza a gestão de água e esgoto pelo Município de Morro da Fumaça

O Governo Municipal conseguiu a confirmar a decisão liminar dada em primeiro grau para fazer a gestão própria de água e esgoto.

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a decisão liminar dada em primeiro grau para o município de Morro da Fumaça e autorizou a gestão própria de água e esgoto. A decisão dos desembargadores foi proferida na tarde desta quinta-feira, 5, em Florianópolis, ao negar o agravo de instrumento interposto pela Casan, que visava sua permanência na cidade até o fim do processo que tramita na Comarca de Urussanga.

Com a decisão da Justiça, a Casan deve repassar a operação do sistema para a Governo Municipal nos próximos dias. “A decisão do TJ confirma a primeira decisão da juíza da Comarca de Urussanga, quando determinou o afastamento da Casan para que o Município restabelecesse a prestação do serviço, em razão da nulidade dos contratos estabelecidos e por falta de investimentos da Companhia”, conta a procuradora de Morro da Fumaça, Roivana Fornazza.

O município busca o rompimento do contrato com a Casan desde outubro de 2017. “Esta decisão é favorável aos fumacenses. Desde que assumimos a prefeitura, nós estamos trabalhando diuturnamente para moralizar a máquina pública e oferecer serviços com mais qualidade para a população. Já conseguimos avançar em muitos setores e agora vamos focar nas melhorias do saneamento básico que a cidade merece”, comenta o Eduardo Sartor Guollo.

Foto: Divulgação

A arrecadação da Casan em Morro da Fumaça é de aproximadamente R$ 400 mil ao mês, mas a administração alega que este valor não retorna em investimentos no município. “Durante anos nós sofremos com o descaso da Casan. Todos os municípios receberam investimentos em saneamento, mas Morro da Fumaça ficou de fora. Com uma gestão própria esta realidade vai mudar e vamos sentir as melhorias pelos próximos anos”, ressalta o prefeito Noi Coral.

 

Colaboração: Filipe Casagrande – Assessoria de imprensa da Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Sorteio de R$ 30 mil em dinheiro aumenta procura por compras no Feirão Roluza

Mais de 100 mil cupons já foram preenchidos por clientes que participam da promoção Natal Premiado. Sorteio acontece no domingo (24).

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Cidades do Sul querem participação nos lucros da Casan

Os seis municípios, abastecidos pela barragem do Rio São Bento, podem formar um Consórcio para captação, tratamento e distribuição da água para região