O projeto é coordenado pela ornitóloga Denise Bacedo e tem duração de cinco meses envolvendo 190 crianças da rede municipal de ensino.
O município de Treviso lançou nesta terça-feira (14) um projeto inusitado na região para observação de aves com a participação de alunos das escolas da rede municipal. O plano de manejo da Reserva Biológica do Aguaí através do relatório temático aponta que 12% das espécies brasileiras encontram-se dentro da unidade e na sua área de entorno, pertencendo parte a Treviso que abriga grande potencial para observação de aves.
Com base nessas informações, a Oficina de Observação de Aves que será coordenada pelo Instituto Alouatta e que faz parte das ações do Rotas do Aguaí, visa formar a médio e longo prazo futures guias de birdwatching (observação de aves) possibilitando ao município a opção de geração de emprego e renda através desta atividade. Um projeto semelhante foi realizado na Chapada dos Viadeiros, em 1994, numa parceria entre a Embratur e o Ibama, onde hoje guias formados pelo projeto acompanham turistas para observarem pássaros naquela região.
Segundo a presidente do instituto Alouatta, Rosilene Koch, a observação de aves é uma das atividades de ecoturismo que melhor se aproxima do respeito às suas premissas básicas, conduzindo a sustentabilidade é um conceito da ecologia e que significa tendência à estabilidade, equilíbrio dinâmico e interdependência entre ecossistemas.
O projeto é coordenado pela ornitóloga Denise Bacedo e tem duração de cinco meses envolvendo 190 crianças da rede municipal de ensino. Tem o projeto tem o apoio da prefeitura municipal, Fatma, Reserva Biológica do Aguaí, Grupo Escoteiro Leão e Rotas do Aguaí.
Diversidades
O Brasil está entre os três países com as maiores diversidades de aves no mundo, com 1825 espécies, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Esse potencial vem chamando a atenção dos turistas brasileiros e estrangeiros para o birdwatching, prática de observação de aves.
A observação de aves é uma atividade de ecoturismo que segue a vertente contemplativa, e envolve caminhadas ao ar livre, integrando assim o homem aos demais componentes do meio ambiente. O birdwatching como é internacionalmente conhecido, é uma atividade que movimenta milhões de pessoas em todo o mundo.
Colaboração: Cris Freitas / Comunicação Prefeitura de Treviso
[soliloquy id=”135694″]