Alunos de Treviso assistiram a uma contação de histórias que tratou o assunto de forma mais leve
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo o Brasil nesta sexta-feira (18 de maio), as Secretarias de Assistência Social e de Educação de Treviso se uniram para levar conhecimento ao principal público-alvo: as crianças. Nos períodos da manhã e da tarde, os alunos das turmas de 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Brogni assistiram a uma contação de histórias, encenada pela professora Rose, que tratou de forma mais leve o tema. “Usar a contação de histórias para levar a informação aos alunos foi uma escolha para que o assunto fosse inserido de uma maneira mais simples no entendimento das crianças. Esse é um tema delicado, que precisa ser tratado com sensibilidade, principalmente quando se fala com o público infantil, mas que tem que ser falado. Tanto é assim que o lema da campanha desse ano é ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater”, declara o secretário municipal de Assistência Social de Treviso, Jair Pagani.
O assunto também foi tratado durante a semana em outras ações, como nos grupos de convivência do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), onde foram realizadas conversas a respeito do tema. Ainda nesta sexta, integrantes da Secretaria e do Conselho Tutelar, com o apoio da Polícia Militar, fizeram um pedágio educativo na Praça Benjamin Scussel e no comércio local, entregando folderes e adesivos com informações sobre a campanha. Esse mesmo folder também foi entregue aos alunos da escola Professora Maria Brogni e trata das leis relacionadas ao assunto, assim como explica a diferença entre exploração e abuso sexual.
“A intenção é sempre focar na prevenção, nas mais diversas formas de se evitar que esse tipo de situação aconteça, mas também de informar as pessoas sobre como agir caso venha a acontecer. E a melhor maneira é começar com as ações de prevenção desde a infância, para que as crianças cresçam sabendo das leis que as protegem. Hoje pudemos ver como os alunos prestaram atenção na professora e entenderam o que foi dito, esses ensinamentos eles vão carregar para o resto da vida”, conta o prefeito Jaimir Comin. Também participaram da ação desta sexta o vice-prefeito Rodrigo Fenili, o Birilo, a secretária de Educação, Juliana Salvador, conselheiros tutelares e a equipe do Cras.
Colaboração: Bruna Borges/Assessoria de Imprensa