O doador foi um jovem de 19 anos.
A 11ª captação de múltiplos órgãos aconteceu este final de semana no HSJosé. O doador foi um jovem de 19 anos. A captação precisou acontecer simultaneamente devido a sua complexidade, para isso, houve o auxílio de equipes de três Estados brasileiros, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram captados pâncreas, fígado, rins, pulmão e cóneas.
“Captações de múltiplos órgãos são sempre complexas. Nesta em especial, o apoio das equipes do Pronto Socorro, UTI e Centro Cirúrgico do HSJosé, foram fundamentais para que todo este processo acontecesse. Todos sincronizados e trabalhando para fazer todos os procedimento da melhor forma possível”, aponta Daniela Luiz enfermeira e coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes no HSJosé.
A mãe do Jovem foi quem autorizou a doação dos órgãos. “Ele iria autorizar a doação. Se fosse eu, sei que ele doaria meus órgãos”, relatou a mãe do jovem. No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica. Quem tem este desejo é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.
Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.
Colaboração: Comunicação HSJosé