Município atende mais de 1,7 mil alunos, distribuídos em 20 escolas, sendo 12 de Educação Infantil e oito de Ensino Fundamental.
Há três anos os alunos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Lauro Müller trabalham com as apostilas do "Sistema Positivo/Aprende Brasil". O material referente às atividades do primeiro bimestre de 2012, já foi distribuído pela Secretaria Municipal de Educação às escolas.
As apostilas trazem conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Inglesa e Artes de acordo com o ano em que o aluno está matriculado.
Neste ano, os alunos de três escolas que até o ano passado eram estaduais, a José Heleodoro Barreto Junior, do Arizona, Emília Mamede Soares, de Barro Branco e Lígia Chaves Cabral, de Itanema, receberam o material, além de uma agenda escolar do Grupo Positivo.
Atualmente, a rede municipal atende mais de 1,7 mil alunos, distribuídos em 20 escolas, sendo 12 de Educação Infantil e oito de Ensino Fundamental.
Implantado em 2010 em toda rede municipal de ensino, Lauro Müller é um dos poucos municípios do Sul catarinense a adotar o Sistema Positivo/Aprende Brasil, que possui uma metodologia inovadora, oferecendo além das apostilas, um portal na internet do Aprende Brasil para pesquisas, proporcionando ao aluno interatividade e oferecendo o assessoramento pedagógico aos professores.
Conforme a secretária de Educação, Karla Dandoline Masiero, todas estas ações são um conjunto de atitudes que buscam atender necessidades e priorizam o atendimento à criança, oferecendo uma formação humana, afetiva e transformadora, proporcionando aos alunos da rede municipal um ensino de qualidade. “Nossas metas para 2012 são avançar mais uma vez no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e seguir com os programas de capacitação dos professores e gestores, para cada vez mais intensificar a aprendizagem dos alunos”, aponta a secretária.
Para os pais
Segundo a secretária, a recomendação para os pais é que acompanhem o rendimento escolar das crianças e que estejam sempre na escola quando convocados pelo diretor ou nos eventos promovidos. “Demonstrar essa participação é muito importante para as crianças. Temos visto que quando os pais acompanham os estudos dos filhos, tanto na escola quanto em casa com as tarefas enviadas pelo professor, os alunos têm mais empenho e autoestima”, explica Karla.