Uma instrução de manutenção em Resgate Veicular foi realizada nessa quarta-feira (31), na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Orleans. O treinamento faz parte do Plano de Instrução de Manutenção do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, de Tubarão, ao qual o Pelotão de Orleans é subordinado. Bombeiros Militares e Comunitários de Armazém, Braço do Norte, São Ludgero e Orleans participaram das atividades.
“Orleans possui em seu entorno duas rodovias estaduais não duplicadas que contam com um grande fluxo de veículos e um alto índice de acidentes, o que justifica a necessidade dos bombeiros estarem treinando, aprendendo técnicas novas e trocando experiências”, explicou o comandante do 3º Pelotão Bombeiros Militar de Orleans, 2º tenente BM Henrique José Schuelter Nunes.
Além disso, devido à evolução tecnológica, o constante aperfeiçoamento se faz necessário. “À medida que os veículos vão se modernizando, seus elementos construtivos também são alterados, com a inclusão de ligas metálicas mais resistentes em reforços estruturais, novos dispositivos de segurança, além do fato de que cada colisão gera um cenário diferenciado para a atuação dos bombeiros”, completou.
Dessa forma, todo o conteúdo trabalhado durante o treinamento levou em conta ambos os fatores. “Buscou-se identificar melhores abordagens para extrair as vítimas das ferragens em ocorrências de grande complexidade, evitando movimentações desnecessárias que possam causar lesões adicionais e aumentando a segurança da operação tanto para as vítimas quanto para os bombeiros”, detalhou.
Estiveram presentes 25 bombeiros. Eles passarão, ainda, por instruções de combate a incêndios estruturais e atendimento pré-hospitalar. Até o final deste ano, todo o efetivo lotado no 8º Batalhão de Bombeiros Militar, que engloba os quartéis de Tubarão, Garopaba, Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Armazém, Braço do Norte, São Ludgero, Orleans e Lauro Müller, passará por instruções de manutenção nas três áreas básicas de bombeiro.
Sobre o Plano de Instrução de Manutenção
O Plano de Instrução de Manutenção – PIM não engloba somente treinamentos práticos, mas também teóricos. Toda a doutrina de atendimento em cada uma das áreas previstas no plano é revista por parte dos bombeiros através de uma plataforma virtual de ensino à distância. Ao todo, são seis lições teóricas de cada uma das disciplinas antes do encontro presencial. O bombeiro que não atingir o desempenho mínimo exigido deve repetir todo o treinamento, com atenção especial por parte dos instrutores. Desse modo, busca-se uma constante melhoria do serviço prestado à população pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
[soliloquy id=”190626″]