Estado começa a sofrer novamente os impactos das águas nas estradas catarinenses
Santa Catarina volta a sofrer as consequências das chuvas nesta segunda-feira (19). Até às 15h39 o trecho da BR-101 no km 233 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, seguia interditado no sentido Porto Alegre (RS). A interdição já traz 16 km de filas para os motoristas no local. Já no sentido Curitiba, são 5 km de filas. As informações foram divulgadas pela Arteris Litoral Sul, responsável pela rodovia.
Segundo a empresa, a interdição foi causada “pelo alto volume de chuvas”. Na rodovia há cinco pontos com lentidão.
Além de Santa Catarina, a empresa também interditou o trânsito parcialmente na BR-376/PR, no km 668 em Guaratuba. No local o sentido Santa Catarina está sem filas. No entanto, o sentido Curitiba tem 15 km de filas.
Previsão do tempo
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta segunda-feira (19) alerta para a ocorrência de chuva volumosa e persistente no Estado até a próxima quarta-feira (21). As áreas de instabilidade já começam a atuar na Grande Florianópolis nesta segunda e avançam pelo Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas horas.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
O fenômeno atinge principalmente a região do Litoral de Santa Catarina, nos municípios, “severamente afetados pelas chuvas registradas entre o fim de novembro e início de dezembro”, explica Frederico Rudorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.
Via ND+