Geral

Trecho antigo da BR-101 em Laguna ganha novo asfalto

Foto: Muriel Ricardo Albonico/DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), finalizou no início deste mês, a recuperação asfáltica no antigo trecho da BR-101 Sul, entre os bairros de Cabeçuda, em Laguna ao Bananal, em Pescaria Brava. O segmento de pista simples, entre o km 312,5 ao km 316, foi passado para tráfego local com a liberação da Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna), no mês de julho passado.

O trecho, com pouco mais de três quilômetros e meio, recebeu a camada superficial do pavimento, assim como a sinalização horizontal (faixas de eixo central e bordos de pista) novos, compondo o pacote de trabalhos para melhorias neste trecho. Assim como a pista antiga dentro do perímetro urbano de Araranguá, este trecho antigo da BR-101 foi mantido, restaurado para receber tráfego de pedestres e veículos em movimentação local. Os demais trechos antigos foram adequados para receber o tráfego de sentido Sul-Norte, nas obras de duplicação da rodovia federal.

A pista tem tráfego em mão dupla de sentido, acostamento e sinalização horizontal e é ladeada pela Ponte Anita Garibaldi e pela antiga ponte pertencente à linha férrea que ligava o Sul catarinense ao porto de Imbituba. Nesse trecho esta construída a ponte rodoviária que liga a lagoa Santo Antônio dos Anjos à lagoa de Imaruí, feita durante a implantação da BR-101, na década de 1960.

O trecho ainda vai receber a sinalização vertical (placas) e ainda recebe obras complementares. Sob os primeiros vão da nova ponte, o DNIT/SC prepara o acesso e a saída, bem como retorno em nível, para acesso ao bairro Cabeçuda. Quando finalizada, a pista antiga terá limite de 80 km/h, na maioria da extensão, com redução nos pontos de manobra e velocidade menor nas interseções. As melhorias estão inclusas nas obras de duplicação da BR-101 Sul, no lote 1 da travessia Urbana de Laguna.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC