Os eleitos nas Eleições 2014 no estado foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em sessão solene realizada nessa quinta-feira (18), às 16 h, no centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Pela diplomação, a Justiça Eleitoral confere a aptidão aos eleitos para assumir os cargos a que concorreram e os torna aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2014, no cargo de governador e vice, e no dia 1º de fevereiro, data em que inicia o mandato dos parlamentares.
A solenidade confirma que o político escolhido pelo povo cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto parta exercer o mandato.
Os eleitos foram diplomados pela ordem de classificação nas urnas. Foram conferidos certificados a 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, dois senadores e seus suplentes, governador e vice-governador.
A cerimônia de diplomação foi dirigida pelo presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, que destacou o trabalho da Justiça Eleitoral catarinense na preparação das eleições. “O processo ocorreu dentro da normalidade. Todos os prazos foram cumpridos. Não deixamos pendentes processos para julgamento. Nem os atentados que Florianópolis sofreu atrapalharam o transcurso das eleições que, pela primeira vez, contaram com o apoio do exército brasileiro. Isso se deve ao esforço conjunto da Presidência, Corregedoria Regional Eleitoral e juízes eleitorais.”
Romer também afirmou que o “Brasil precisa de uma reforma política com urgência. A sociedade anseia por novos tempos, por novas condutas guiadas pela moral, para que tenhamos uma sociedade próspera para as atuais e futuras gerações”. Antes de proceder à diplomação, o presidente do TRE-SC conclamou os eleitos em 2014 para que exerçam o mandato de forma honrada e digna.
Além do presidente do TRE-SC, também fizeram uso da palavra o deputado estadual Gelson Luiz Merísio, o deputado federal Esperidião Amin Helou Filho, o senador Dário Berger e o governador João Raimundo Colombo.
Em seu discurso, Colombo ressaltou o valor da Justiça Eleitoral catarinense. “É preciso valorizar, reconhecer e destacar o trabalho efetuado. Temos que parabenizar nossa Justiça Eleitoral.” E, entre outros aspectos abordados, apontou o voto como uma das coisas mais bonitas da democracia. “Pouca coisa é tão pessoal quanto o voto. É pelo voto que é transmitida a vontade coletiva de forma direta. E a política deve ser a expressão da sociedade. Ser a voz, a oportunidade e a esperança daqueles que não tenham.”
Diplomados
A ordem de recebimento dos diplomas para os deputados estaduais eleitos em 2014 seguiu a seguinte ordem de classificação nas urnas:
Gelson Luiz Merisio
José Nei Alberton Ascari
Ismael dos Santos
Milton Hobus
Valdir Vital Cobalchini
Aldo Schneider
Gean Marques Loureiro
Jean Jackson Kuhlmann
Mauro de Nadal
Darci de Matos
Antonio Serafim Venzon
José Milton Scheffer
Carlos Alberto Chiodini
Marcos Luiz Vieira
Ada Lili Faraco de Luca
Luciane Maria Carminatti
Narcizo Luiz Parisotto
ClariKennedy Nunes
Leonel Arcângelo pavan
Romildo Luiz Titon
Vicente Augusto Caropreso
Sílvio Dreveck
Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar
Moacir Sopelsa
Seodi Saretta
Ana Paula de Souza Lima
Maurício José Eskudlark
Gabriel Sell Ribeiro
Dirce Aparecida Heiderscheidt
João Antônio Heinzen Amin Helou
Pedro Baldissera
Dirceu Luiz Dresch
Valmir Francisco Comin
Ricardo Zanatta Guidi
Mário Marcondes Nascimento
Rodrigo Minotto
Natalino Lazare
Patrício Carlos Destro
Cesar Antonio Valduga
Claiton Salvaro Brolessi
Por sua vez a entrega dos diplomas para deputado federal teve a seguinte ordem:
Esperidião Amin Helou Filho
João Rodrigues
Mauro Mariani
Jorginho dos Santos Mello
Rogério Mendonça
Pedro Francisco Uczai
Marco Antonio Tebaldi
João Paulo Karam Kleinubing
Jorge Catarino Leonardeli Boeira
Valdir Colatto
Décio Nery de Lima
Cesar Antonio de Souza
Celso Maldaner
Ronaldo José Benedet
Carmen Emília Bonfá Zanotto
Geovânia de Sá Rodrigues
Em seguida foram conferidos os diplomas para os eleitos ao cargo de Senador da República, e seus dois suplentes:
1. Dário Elias Berger
2. Paulo Gilberto Gouvêa da Costa
3. Genésio Ayres Marchetti
E, por fim, para o Governador e Vice-Governador:
1. João Raimundo Colombo
2. Eduardo Pinho Moreira
A partir das Eleições de 2014, os diplomas dos eleitos e suplentes serão assinados digitalmente, nos termos da Resolução TRESC n. 7.864/2012 e ficarão disponíveis no site do TRE-SC.
Para consultar, acesse a página e escolha os parâmetros de busca que podem ser utilizados individualmente ou combinados.
O documento original eletrônico, que possui valor legal e presunção de veracidade (art. 10 da Medida Provisória n. 2.200-2, de 24 de agosto de 2001) poderá ser obtido diretamente no site do Tribunal ou, pessoalmente, mediante apresentação de dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo).
A autenticidade das cópias impressas do diploma original eletrônico pode ser validada mediante consulta ao referido site.
Colaboração: Assessoria de Imprensa do TRE-SC