Política

TRE absolve vereadores de Tubarão

Eles foram acusados de compra de votos na última eleição municipal, através de distribuição de tíquetes de combustível

Os vereadores de Tubarão Edson Firmino (PMDB) e Lucas Esmeraldino (PSDB) foram absolvidos ontem, durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Eles foram acusados de compra de votos na última eleição municipal, através de distribuição de tíquetes de combustível em um posto da Cidade Azul.

Por votação unânime, Edson Firmino e Lucas Esmeraldino foram absolvidos pelo TRE/SC. De acordo com o relator Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, não houve provas suficientes da ocorrência de crime eleitoral. Entretanto, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo denúncia, na última eleição, os vereadores teriam participado de um esquema de distribuição de tíquetes de combustível em troca de votos no pleito de 2012. Na época, em uma diligência requerida pela Justiça Eleitoral, foi percebida movimentação estranha. Indagada, uma funcionária do posto afirmou que se tratavam de “vales políticos”.

Foi, então, determinado mandado de busca e apreensão no posto. Na ocasião, segundo o Jornal Diário do Sul, foram apreendidos 156 tíquetes de combustível, no valor de R$ 25 a R$ 32. Os funcionários e o proprietário do posto foram presos em flagrante. A ação foi proposta por Zé Luiz Tancredo e pelo PR.