O setor de fiscalização do município, Detran, Polícia Militar e a procuradoria estiveram reunidos com os motoristas do transporte escolar. O encontro foi ontem, na sede do poder executivo.
A partir do próximo ano, os motoristas terão que utilizar uniforme, assim como, os monitores, também uso de crachás e a faixa do veículo com os dizeres: transporte escolar. A película não está autorizada, de acordo com a delegada do Detran, Gisele Tomé.
Os motoristas terão que estar habilitados no momento da substituição. “Existe transporte que não tem nenhuma identificação e vai ter que se adequar para poder continuar trabalhando. O motorista terá que ter a idade mínima de 21 anos para poder fazer esse tipo de trabalho”, apontou a delegada Gisele.
O Ministério Público já adiantou que fará uma fiscalização rigorosa.
Os fiscais alertaram que o alvará atualmente é ligado ao estado do veículo, porém, quem não preencher todos os requisitos, não estará adaptado para o transporte.
O major Cheirichinni, da Polícia Militar, alertou os motoristas que o órgão irá multar quem não estiver dentro dos padrões. “Vocês transportam crianças, um bem maior, vários fatores envolvem a segurança delas. O motorista tem que ficar atento”, ressaltou. Segundo ele, vai haver a retenção do veículo e a cassação do alvará.
O ouvidor do município, Valdir de Souza, destacou o trabalho do município na fiscalização. A ideia dos motoristas da formação de uma cooperativa, vai ter o apoio da prefeitura.
Colaboração: Secom de Laguna