Hoje somente no HSJosé 142 pacientes realizam hemodiálise.
Direção do HSJosé esteve reunida hoje com o médico coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, secretária municipal de saúde Franciele Gava, presidente da câmara de vereadores de Criciúma Miri Dagostim, Acélio Casagrande, secretário executivo da AMREC e Prefeito Clésio Salvaro, para dar os primeiros encaminhamentos sobre a implantação do Serviço de transplante renal que será iniciado a partir de março na Instituição.
Dra Cassiana Mazon Fraga, Médica nefrologista do HSJosé será a coordenadora do serviço e afirma que esta nova etapa será de extrema importância para os pacientes que precisam fazer transplante renal. “Vamos começar do zero, o HSJosé até então faz apenas captação de órgãos, os transplantes serão uma nova atividade e vamos precisar ajustar alguns processos para que tudo seja feito de acordo com os protocolos estaduais e federais”, afirma a especialista.
A partir de agora, técnicos, enfermeiros e médicos do serviço devem passar por treinamento junto a SC transplantes em Florianópolis, para dai então, dar início aos atendimentos no ambulatório de transplante no HSJosé. De acordo com a coordenadora, serão encaminhados os pacientes com doença renal com indicação de transplante por médicos clínicos e nefrologistas com Indicações preconizadas pelos protocolos de transplante.
Hoje somente no HSJosé 142 pacientes realizam hemodiálise.
Colaboração: Comunicação HSJosé