Trânsito

Trânsito de Cocal passa por mudanças

A ausência de restrições no trânsito de Cocal do Sul, município que permite quase todo tipo de conversão e circulação nos dois sentidos em quase todas as vias, deve acabar. A intenção da Prefeitura é reduzir o número de acidentes que ocorrem na região central. Para isso, mudanças começam a ser feitas já a partir desta semana.

O secretário municipal de Obras e presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Élvio Scarpatto, antecipa que as alterações serão gradativas. "Aqui em Cocal, temos um grande problema, que é o trânsito no Centro. Isso deve melhorar com a rodovia entre Treviso e Lauro Müller e, principalmente, com a pavimentação da SC-442 (entre Cocal e Morro da Fumaça)", afirma Scarpatto.

Canteiros centrais

Conforme matéria do site Clicatribuna, a primeira mudança é o cruzamento entre as ruas Alfredo Del Priori (rua do cemitério) e Benjamin Constant, perto da Biblioteca Pública Municipal, onde os acidentes são frequentes. Nos dois sentidos da Alfredo Del Priori, serão construídos canteiros centrais nas proximidades do cruzamento. O alargamento será conseguido com a eliminação dos acostamentos. "Já nesta semana, um engenheiro vai ali fazer algumas medições e começaremos a por em prática", afirma o secretário. Os projetos são discutidos com o Conselho. Os canteiros centrais devem impedir que motoristas invadam a contramão ao converter à esquerda.

De acordo com Scarpatto, as calçadas na Avenida Polidoro Santiago devem sofrer mudanças de modo a respeitar as normas de acessibilidade. "Queremos dar prioridade para os pedestres", justifica. Nas últimas semanas, cerca de seis quilômetros de estradas de Cocal do Sul receberam pinturas novas.

Na gestão passada, a Prefeitura contratou um projeto urbanístico que prevê mudanças profundas na região central, com sistema binário e anel viário. Segundo o prefeito Ademir Magagnin (PP), não é possível executar essas alterações antes da conclusão da pavimentação da SC-442, que já está em fase de licitação, devido ao fluxo intenso de caminhões que ainda passam pelo Centro.