No dia 26 de dezembro de 2004, há exatamente 20 anos, aconteceu um evento extremo que devastou muitas áreas do Oceano Índico. Um forte terremoto, seguido por ondas de tsunamis, causou destruição em diversos locais e tirou a vida de muitas pessoas. Confira abaixo:
Na madrugada de 26 de dezembro de 2004, aconteceu um terremoto que atingiu uma magnitude entre 9,1 e 9,3 na escala Richter, próximo à costa oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia. Ele foi considerado o terceiro maior terremoto já registrado na história, ficando atrás apenas do sismo de Valdívia, no Chile, em 1960, e do sismo do Alasca em 1964. Como consequência, ele causou não apenas um, mas uma série de tsunamis que viajaram milhares de quilômetros e foram sentidos na África e na Antártida.
Em alguns lugares próximos ao epicentro do terremoto, as ondas chegaram a medir quase 30 metros de altura e se locomovendo a 800 km/h. Isso causou a destruição total de áreas costeiras ao oceano, com muitas comunidades ficando só nos destroços após as inundações. Devido à falta de preparação e de respostas rápidas a esse tipo de situação, cerca de 227.889 pessoas morreram, com outras milhares de feridos e um número em milhões de desabrigados em decorrência do desastre, o que o coloca na categoria de uma das maiores catástrofes naturais do planeta.
A resposta ao desastre foi rápida. Muitos países se dedicaram a ajudar os lugares mais afetados com assistência humanitária, bem como no envio de equipes especializadas para a reconstrução dos locais. Após esse tsunami, foram implantados sistemas de alerta em grande parte do mundo, bem como surgiram programas educacionais dedicados a como reagir a situações como essa e promover a evacuação como medida de prevenção em casos de emergência.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Sismo e tsunâmi do oceano Índico de 2004. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_e_tsunâmi_no_oceano_Índico_de_2004. Acesso em 26 dez. 2024.