Acidentes envolvendo aeronaves são, em sua grande maioria, trágicos, pois acabam resultando na morte da maioria de seus passageiros. Os motivos para tais acidentes variam desde erros humanos até falhas no sistema do avião. Hoje vamos falar sobre mais um caso, ocorrido no Irã, há 6 anos, em 2019.
No dia 14 de janeiro de 2019, uma aeronave do modelo Boeing 707-3J9C, operada pela companhia aérea Saha Airlines, iniciou um novo voo para transportar uma carga de carne entre o Quirguistão e o Irã. Depois de um curto período após sua decolagem no Aeroporto Internacional de Manas, no Quirguistão, foi obrigada a fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Fath, localizada no território iraniano.
Porém, ao chegar ao solo, a aeronave acabou ultrapassando a pista de pouso e chocou-se contra uma parede, só parando depois de colidir com uma residência e se incendiando por completo. Não se sabe ao certo se havia 16 ou 17 passageiros a bordo, porém apenas um sobreviveu, sendo levado às pressas ao hospital. O acidente não tirou a vida de nenhuma pessoa em solo.
Até hoje, não foi estabelecido concretamente o motivo que levou ao acidente. No entanto, relatos afirmam que as condições meteorológicas estavam ruins no dia, um fator que facilmente atrapalha a condução de aviões. Além disso, foi levantada a hipótese de um suposto erro de navegação antes da aeronave descer e se chocar contra a casa.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Acidente do Boeing 707 da Saha Airlines. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_do_Boeing_707_da_Saha_Airlines Acesso em 14 jan. 2025.