Inundações decorrentes do transbordamento de rios ou do estouro de barragens são situações que frequentemente acontecem pelo mundo e repercutem muito na mídia internacional. Porém, uma inundação provocada por outro líquido que não seja água é um evento raro e extremamente difícil de acontecer. No entanto, no ano de 1919, ocorreu um caso famoso na cidade de Boston, nos Estados Unidos, onde algumas ruas da cidade foram inundadas com um líquido chamado melaço. Confira abaixo:
Pouco depois das 12h30min (horário local) do dia 15 de janeiro de 1919, um enorme tanque com dimensões de 15 metros de altura e 27 metros de diâmetro, com capacidade interna para armazenar cerca de 8.700 m³ de líquido, explodiu, liberando grandes quantidades de um líquido muito utilizado na época, o chamado “melaço”. Esse líquido era comumente utilizado na indústria dos Estados Unidos da época como adoçante padrão, além de ser fermentado para a produção de álcool e rum.
Ao estourar, o tanque liberou grandes quantidades de melaço pelas ruas da cidade, além de quebrar as vigas da ferrovia próxima e causar o descarrilamento de um dos trens. A forte onda que se criou alcançou a marca de 3 metros de altura, deslocando-se a uma velocidade aproximada de 56 km/h, o que fez com que construções fossem destruídas, instaurando o caos naquela área.
Rapidamente, alguns homens que se encontravam em um navio de treinamento ancorado nas proximidades do local se deslocaram até o lugar para prestar auxílio às vítimas e isolar toda a área afetada até a chegada da polícia, da Cruz Vermelha, do exército e da marinha. Ao longo de quatro dias, permaneceram as buscas por vítimas, encerrando com um saldo de 21 mortos e 150 feridos.
Depois da tragédia, os moradores entraram com um processo contra a fábrica responsável pelo tanque, a United States Industrial Alcohol Company (USIA). Eles, no entanto, alegaram que a explosão do tanque não foi causada por falhas, mas sim feita propositalmente por anarquistas, pois parte do álcool que seria criado posteriormente ainda seria usado na produção de munição de guerra. No fim, depois de três anos, a empresa foi considerada culpada e sentenciada a pagar 600.000 dólares em indenizações às famílias afetadas.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Inundação de melaço de Boston. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Inundação_demelaço_de_Boston Acesso em 15 jan. 2025.