Faltam poucos dias para o túnel do Morro do Formigão ser liberado para o tráfego de veículos. Até o fim do mês vence o contrato e a obra será entregue. A quarta obra para transposição de maciços rochosos está localizada no quilômetro 338 da BR-101, em Tubarão, e faz parte da segunda etapa de duplicação da rodovia federal.
Os acessos para testes de carga e equipamentos já foram construídos, mas os testes ainda não foram realizados devido à falta de liberações de alguns órgãos. Os testes de carga e equipamentos são uma ação preliminar para ajuste dos equipamentos de segurança, monitoramento e sinalização, com a liberação parcial do fluxo de veículos em curto período de tempo para que, antes da liberação total, sejam feitas as adaptações necessárias. Além dos testes, estão pendentes as finalizações estéticas, limpeza de pista e algumas sinalizações verticais. Os acessos, dentro das obras complementares, foram finalizados e sinalizados.
Um dos diferenciais do túnel é o acesso à passarela lateral. Nos túneis de Morro Agudo, em Paulo Lopes, e Morro Alto, em Maquiné (RS), os pedestres são isolados do fluxo de veículos por guarda corpos. No Morro do Formigão, a proteção lateral que divide a passarela da pista tem pequenos acessos, a cada 50 metros, para possibilitar aos motoristas ficarem em local seguro até a chegada de socorro quando tiverem problemas com o veículo.
O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão – 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos. São 210 metros no norte e 160 metros no sul. O túnel possui supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.
Com informações do jornal Notisul