Até agora, cerca de 800 metros foram concluídos em paralelepípedos, que serão modificados por pavimentação asfáltica.
O projeto de pavimentação asfáltica do ramal da SC-100, entre as praias da Cigana e do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna, deverá ser iniciado nos próximos dias. E isso ocorrerá após a visita amanhã dos engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura e dos representantes da empresa que fará o traçado, a Prosul.
Conforme o secretário executivo de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil, o encontro servirá para dar rapidez ao projeto. “Já temos uma ideia do que será feito. Queremos concluir o traçado, o nosso objetivo é dar celeridade para que em 30 dias, no máximo em 45, seja concluído. E, depois do projeto pronto, vamos dar seguimento para que a licitação também possa ocorrer da mesma forma. Nós e o governador Raimundo Colombo (PSD) desejamos inaugurar esta obra o mais rápido possível”, assegura Candemil.
A presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha, Maria Aparecida dos Santos Ramos, afirma que a necessidade no momento é que o traçado seja iniciado o quanto antes. “Temos que começar esta obra o mais rápido possível, mas é importante que a comunidade participe deste processo. A nossa prioridade é que a iniciativa contemple uma ciclovia e um espaço para um estacionamento na praia do Cardoso. Não podemos esperar mais”, destaca Maria Aparecida.
Segundo o site Notisul, em outubro do ano passado, foi entregue um parecer com 32 inconsistências apontadas pelos representantes da Fundação do Meio Ambiente – Fatma à direção do – Deinfra para a adequação do projeto. A expectativa é que até maio a obra seja iniciada.
A espera
A pavimentação até a Praia do Cardoso é esperada há cinco anos. E a extensão que ainda falta para ser asfaltada é de 2,28 quilômetros. Aproximadamente 800 metros foram concluídos em paralelepípedo. Os trabalhos foram paralisados há 13 meses. Enquanto a via não fica pronta, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, em Laguna, realizam a manutenção do local.
SC-100
A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.
Turismo prejudicado
O Farol de Santa Marta é considerado um dos principais cartões postais do litoral sul. O morador João Alberto Schmitz Filho, conhecido como João Baiuka, afirma que os turistas desistem de visitar o local por causa da dificuldade de acesso. “Como é a única entrada e dependemos diretamente do turismo, vimos uma decadência decorrente do péssimo acesso. Alguém vai colocar o carro para sair com a família e ter prejuízo? Não!”, relata o empresário. O Farol, construído em 1891 por franceses, é considerado o maior da América Latina, com 25 metros de altura. Além disso, o cabo de Santa Marta abriga 11 praias frequentadas assiduamente por surfistas da região e de outros estados.