O tornado que atingiu Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (20), deixou três pessoas feridas e atingiu pelo menos 200 residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, algumas casas foram completamente destruídas. Até a publicação desta reportagem, a cidade estava sem abastecimento de água e energia elétrica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou na tarde desta terça-feira (21) que a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, também foi atingida por um tornado. O fenômeno na cidade deve ter alcançado 150 km/h, conforme o órgão. Em Xanxerê, o fenômeno deixou dois mortos, 120 feridos e mil desabrigados. Xanxerê fica a aproximadamente 45 km de Ponte Serrada.
Duas pessoas morreram e mais de 70 foram levadas para hospitais após a passagem de um tornado por Xanxerê na segunda-feira (20), segundo a PM. Cerca de 2,6 mil residências foram atingidas.
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou que aproximadamente 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz em cerca de 20 cidades da região, porque 11 torres de transmissão caíram ou inclinaram.
Feridos em Ponte Serrada
Segundo os bombeiros, três homens ficaram levemente feridos. Dois deles estavam trabalhando em uma serralheria e foram atingidos por telhas. Outro homem estava em casa quando uma das ripas do telhado caiu sobre ele. Eles foram atendidos pelos bombeiros, mas recusaram ser encaminhados ao hospital.
Os bairros Cohab, Industrial e o Centro da cidade foram os mais antigos. Algumas casas foram totalmente destruídas no bairro Cohab e duas árvores caíram em vias públicas. Conforme os bombeiros, pelo menos 200 casas foram atingidas na cidade de pouco mais de 11 mil habitantes.
Segundo os bombeiros, a telefonia móvel não estava funcionando até a publicação desta reportagem, assim como o fornecimento de energia. O abastecimento de água também foi afetado, pois depende de bombas que funcionam com energia elétrica.
O G1 tentou contato com a Defesa Civil municipal e com a Polícia Militar, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Segundo a Defesa Civil Estadual, até as 14h30, o município não havia comunicado ao órgão estadual o ocorrido.
Com informações do site G1 SC