Animais estavam enterrados na areia, projeto acredita que elas tenham sido capturadas acidentalmente em rede de pesca.
Toninhas foram encontradas mortas na Praia do Sol, em Laguna, na tarde desta quarta-feira (9). Os cinco animais estavam enterrados na areia. Uma das toninhas estava grávida, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
A equipe foi avisada por volta das 13h20. Segundo o projeto, as toninhas, da espécie Pontoporia blainvillei, provavelmente foram capturadas acidentalmente em um rede de arrasto.
Os animais foram levados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. Nesse local, será feito exame cadavérico para tentar descobrir com precisão as causas das mortes.
Segundo o projeto, a toninha é um tipo de golfinho, o menor das espécies de cetáceos. A pesca acidental é uma das principais ameaças aos animais marinhos, mesmo que não sejam o alvo da pescaria. Ao se enrolarem em uma rede, as toninhas não conseguem respirar e morrem afogadas.
O projeto orienta que, caso a pessoa encontre um animal marinho, vivo ou morto, entre em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.