Um dos atores foi laçado pelo pescoço e arrastado por alguns metros. Apesar do susto, o próprio ator disse que foi tudo ensaiado
O espetáculo Tomada de Laguna está de volta depois de alguns anos sem apresentações. A encenação dos feitos épicos de 1839, quando Laguna foi transformada na Cidade Juliana, sede de um Estado Catarinense livre e independente, foi remontada no Centro Histórico, na noite dessa quarta-feira, 21. As encenações ocorrem até sábado, 24. Todos os ingressos foram vendidos.
Nos papéis principais, Lize Souza e Werner Schünemann encenam Anita e Giuseppe Garibaldi, o casal revolucionário que lutou pelos ideais republicanos no Brasil, na Itália, Uruguai e em San Marino. A última montagem havia ocorrido em 2004 e o retorno ocorreu após o Instituto CulturAnita firmar fomento financeiro com prefeitura e do governo estadual, no valor de pouco mais de R$ 660 mil. Em torno de 300 atores e figurantes estarão envolvidos com mais 200 pessoas envolvidas na montagem.
Durante a apresentação, uma cena de laço de um dos atores acabou chamando atenção e causando preocupação ao público presente. Pelo vídeo é possível ver que o “soldado” laçado, Fabio Pires, foi arrastado pelo pescoço por alguns metros. Apesar do susto, o próprio ator disse que a cena foi ensaiada e fazia parte do espetáculo.
Veja os vídeos
Confira a Nota emitida pela Prefeitura de Laguna sobre o fato, que repercutiu em todo Estado
TOMADA DE LAGUNA — NOTA
O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) informa que a Tomada de Laguna, espetáculo que voltamos a apresentar em 2022, tem como objetivo contar a história da Proclamação da República Catarinense e do início do romance de Giuseppe e Anita através de efeitos sonoros, pirotécnicos, cenográficos e atos arduamente coreografados.
A cena que ocorreu na primeira noite da Tomada era uma das encenações que ensaiamos para dinamizar o espetáculo. Reiteramos que tudo é sempre calculado, mas eventualmente pode sair melhor que o que estava previsto.
Por isso, aproveitamos para esclarecer que o figurante Fábio Pires, soldado imperial que aparece no vídeo sendo lançado, passa bem e inclusive permaneceu na arena até o encerramento, e após isto, tirou fotos com espectadores.
O CulturAnita lamenta que algumas informações desencontradas tenham sido lançadas, sem checagem ou confirmação. Todo o espetáculo tem serviço de saúde de suporte e houve um acionamento da equipe do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de uma espectadora.
E aproveitamos para lembrar que o espetáculo segue até o dia 24 com mais cenas de tirar o fôlego e efeitos para impressionar o público — tudo dentro do roteiro.