O ex-prefeito de Orleans, Jacinto Redivo, o Tinto, comemora a decisão da juíza de Direito da Comarca de Orleans, Fabiane Alice Müller Heinzen Gerent, e tem a intenção de se candidatar às eleições municipais de 2016. Às 17h50min dessa quarta-feira (24), ela deu parecer favorável à Ação Anulatória que pedia a revogação da decisão da Câmara de Vereadores de Orleans.
Com isso, ficam suspensos os efeitos do Decreto Legislativo nº 1/2015, de 23 de fevereiro de 2015, que rejeitava as contas do ex-prefeito Tinto, no exercício do ano de 2012. Na época, a decisão desconsiderou o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, que recomendava a aprovação das contas do Executivo Municipal do ano de 2012.
“A juíza agiu com diplomacia, dentro da lei, e fez justiça. Os vereadores que haviam feito de outra forma, haviam agido politicamente, de má fé”, afirmou o ex-gestor. Na época, a justificativa para a rejeição foi o suposto envolvimento do ex-gestor em crimes contra a Administração Pública, investigados pelo Ministério Público na Operação Colina Limpa, instaurada em março de 2014.
O presidente da Câmara de Vereadores de Orleans em 2015, vereador Mário Coan (PSDB), afirmou, no início da manhã desta quarta-feira (25), que ainda não tinha conhecimento do parecer da juíza. O assessor jurídico da Câmara, Fernando Cruzetta, se manifestou da mesma forma. “Ainda não fomos intimados oficialmente da decisão. Entretanto, assim que tomarmos ciência do conteúdo da mesma, iremos interpor o recurso cabível”, adiantou.