Documento da CBF anuncia que Tigre e Guarani passarão por um sorteio para saber qual das duas equipes jogará o torneio em 2023
A CBF anunciou, na tarde de ontem, que haverá um sorteio entre Criciúma e Guarani para saber qual das duas equipes disputará a Copa do Brasil 2023. Isso porque, segundo a instituição, não há critério de desempate para definir qual dos dois clubes jogará a competição do ano que vem.
O Tricolor Carvoeiro e os paulistas estão igualados na 10ª posição do Ranking Nacional de Clubes (RNC) e um inédito sorteio definirá se o Tigre jogará ou não a competição. Isso significa que o Criciúma tem 50% de chances de estar na disputa. “Na definição destes 10 (dez) clubes classificados, a CBF verificou que o Criciúma Esporte Clube, do Estado de Santa Catarina, e o Guarani Futebol Clube, do Estado de São Paulo, estão empatados na disputa pela 10ª vaga pelo RNC 2023 e não há um critério de desempate definido em regulamento.
Diante desse ponto omisso no regulamento, na forma do art. 117 do RGC (regulamento geral das competições) e art. 39 do REC (regulamento específico da competição) da Copa do Brasil, considerando os critérios de justiça, isonomia e para assegurar maior segurança jurídica, a CBF decidiu realizar um sorteio entre o Criciúma Esporte Clube – SC e o Guarani Futebol Clube – SP para definir o Clube que ficará com a 10ª vaga pelo RNC 2023. A data e horário do sorteio serão informados pela DCO da CBF oportunamente às Federações de origem dos Clubes tão logo seja marcado o sorteio”, informou a CBF. Ou seja, uma falha no RGC e REC pode tirar a vaga do Criciúma na Copa do Brasil.
Ainda não há uma data e horário para o sorteio. A Federação Paulista de Futebol indicou o Botafogo-SP, como campeão do interior, para a última vaga restante disponível aos paulistas, o que foi homologado pela CBF. Assim, deixou o Guarani dependente do RNC, o que levou ao conflito com o Criciúma. A entidade descartou realizar um jogo-extra para definir a vaga, o que seria um critério técnico – ou seja, dentro do campo.
Com informações do TNSul