Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Hercílio Luz, Criciúma garante presença na decisão do Catarinense, em função da vitória por dois gols de diferença na partida de ida. Primeiro jogo diante do Brusque será no sábado em casa
Foi com muito sofrimento, mas o Tricolor Carvoeiro está na final do Campeonato Catarinense. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Hercílio Luz, na noite desta quarta, o Criciúma garantiu presença na decisão do Estadual. A vantagem de dois gols, construída no sábado passado, no Majestoso, assegurou a vaga do Criciúma para disputar a final contra o Brusque. O primeiro jogo entre Tigre e Quadricolor acontece no sábado às 16h30 no Majestoso.
O primeiro gol do jogo saiu cedo, logo aos seis minutos do primeiro tempo, com André. O time de Tubarão pressionou bastante o Criciúma, que não fez uma boa partida, e chegou a fazer o segundo com Anderson Ligeiro, de pênalti, e ameaçou a vantagem carvoeira, mas Fabinho, aos 28 minutos da etapa final, de cabeça, marcou o gol carvoeiro e assegurou a vaga na decisão do Estadual, 10 anos depois.
Cristovam sentiu uma lesão no aquecimento e foi substituído por Claudinho. A partida começou com marcação forte de ambos os lados. Com três minutos, o volante Igor Silva levou cartão amarelo, após entrada em Chrystopher. O Tigre marcava de forma avançada e tentava ficar com a bola. Na primeira jogada do Leão do Sul, Anderson Ligeiro fez grande jogada pela esquerda, passou por três, e cruzou. A bola passou por Giovani, Leozinho foi bloqueado, mas André aproveitou e abriu o placar: 1 a 0 aos seis minutos. O jogo era controlado pelo Criciúma, mas o time de Tubarão conseguiu aproveitar logo a primeira finalização e abriu o placar, levando a torcida local ao delírio e aumentando a pressão sobre o Tricolor Carvoeiro. O Criciúma sentiu o gol sofrido e se desestabilizou em campo.Aos 12 minutos, após cobrança curta de escanteio, Leozinho tentou surpreender Gustavo, mas a bola saiu pela linha de fundo, quase encobrindo o camisa 1 do Tigre.
A partir dos 15 minutos, o Tricolor Carvoeiro conseguiu colocar a bola no chão e aumentou, novamente, a posse de bola.Aos 19 minutos, Lohan trocou bons passes com Fellipe Mateus. O camisa 7 cruzou da intermediária, com perigo, mas a zaga do Leão do Sul afastou. Aos 22 minutos, Cleiton cruzou da direita e Anderson Ligeiro finalizou pela linha de fundo. O Tigre tinha muita dificuldade para sair jogando e errava passes, em função da marcação forte do time de Tubarão. O Hercílio pressionava e jogava no embalo do grito “eu acredito” que vinha das arquibancadas do Aníbal Torres Costa.
Aos 33 minutos, Chrystopher cobrou escanteio, Lohan tentou o cabeceio e Wallace quase marcou contra. Fernando Castro estava atento e pegou. Aos 38 minutos, Giovani foi lançado, mas foi barrado pela defesa carvoeira. Seria um lance perigoso para o Hercílio Luz. Aos 44 minutos, Leozinho fez grande jogada pela direita, puxou para o meio e bateu forte, mas Gustavo fez uma defesa linda e evitou o segundo gol do time da casa. Aos 48 minutos, Kaike apareceu pela esquerda e cruzou, Giovani dividiu com Gustavo e o goleiro colocou para escanteio. Na cobrança, Leozinho pegou de primeira e o camisa 1 pegou. No final do primeiro tempo, derrota parcial do Criciúma, com atuação abaixo do esperado.
História se repete no começo da etapa final
O Criciúma voltou marcando mais forte e tentando evitar a chegada do time da casa. Aos três minutos, Anderson Ligeiro se desequilibrou, sozinho, e acabou se lesionando. Porém, o camisa 11 do Hercílio voltou ao campo. O gramado molhado, em função da chuva que caiu antes da partida, acabou desestabilizando muitos jogadores. Aos oito minutos, Cleiton chutou forte, Gustavo espalmou para o meio e Rayan acabou derrubando Leozinho. Pênalti. Após reclamação dos jogadores do Criciúma, que pediram toque de mão e impedimento na origem do lance, o juiz revisou, com auxilio do VAR, mas garantiu o pênalti. Na cobrança de Anderson Ligeiro: 2 a 0 para o time de Tubarão e vantagem carvoeira pulverizada.
Aos 19 minutos, André deu um drible lindo em Claudinho e avançou pela esquerda, mas o camisa 10 do Hercílio se atrapalhou com a bola e não conseguiu evoluir no lance. Aos 22 minutos, Giovani cruzou da esquerda e Leozinho cabeceou fraco, mas Gustavo defendeu com dificuldade. Aos 24 minutos, o técnico Cláudio Tencati abriu o time e retirou Rômulo para a entrada de Marcinho. Na mesma pausa, Léo Costa entrou no lugar de Chrystopher. Aos 28 minutos, Marcelo Hermes evoluiu pelo meio e bateu forte, mas Fernando Castro fez grande defesa e evitou o gol carvoeiro. Na cobrança de escanteio, Léo Costa desviou na primeira trave e Fabinho descontou: 2 a 1 e Tigre novamente na decisão!
O Hercílio voltou ao ataque. Aos 32 minutos, André cabeceou, mas Gustavo pegou. Aos 39 minutos, Renan Bressan cobrou falta, no bico da área, pela esquerda, mas Rodrigo, quase na linha do gol, evitou e colocou pela linha de fundo. Na sequência, o zagueiro Rayan sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Wallison Maia. Aos 44 minutos, Anderson Ligeiro caiu e o Hercílio pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou. Nos últimos minutos, o Criciúma se segurou como pôde e garantiu vaga na final do Catarinense e também na Copa do Brasil de 2024.
Campeonato Catarinense – Semifinais – Jogo de volta
29/03 (quarta-feira) – 21 horas – estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão
HERCÍLIO LUZ
Fernando Castro; Cleiton, Rafael Lima, Wallace e Kaike; Igor Silva (Davi Lopes), Leozinho (Raynan), Jonathan Cabeça (Ítalo) e Anderson Ligeiro; André (Renan Bressan) e Giovani (Willian Rocha). Técnico: Raul Cabral
CRICIÚMA
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan (Wallison Maia) e Helder; Chrystopher (Léo Costa), Rômulo (Marcinho), Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Fabinho (Thiago Mina) e Lohan (João Carlos). Técnico: Cláudio Tencati
Arbitragem: William Machado Steffen; Auxiliares: Eder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro. VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira; AVAR: Thiaggo Americano Labes e Érica Gonçalves Krauss
GOLS: André (6/1T) e Anderson Ligeiro (11/2T) (HL); Fabinho (28/2T) (C)
Cartões Amarelos: Igor Silva e Wallace (HL); Lohan, Marcinho e Fellipe Mateus (C)
Cartões Vermelhos: Não houve
Público: 4.680
Renda: R$ 123.745,00
Com informações do TNSul