Esporte

Tigre: As contas para a vaga na Copa do Brasil

Criciúma precisa torcer contra o Botafogo para conseguir um lugar na competição nacional de 2023 pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC)

Foto: Celso da Luz – Criciúma E.C

Mesmo com o final da Série B, o Tigre ainda tem possibilidade de garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2023. Inicialmente, o time treinado por Cláudio Tencati precisaria ficar três posições à frente do Guarani, na tabela de classificação da Segunda Divisão, para assegurar o lugar. Porém, isso não aconteceu: o Criciúma ficou em oitavo e o Bugre em 10º.

Desta forma, resta o Ranking Nacional de Clubes (RNC) para que o Tricolor Carvoeiro dispute o torneio nacional do ano que vem. E, para que isso aconteça, é necessário que dois times, entre América-MG, São Paulo, Fortaleza e Santos, estejam entre sexto e nono colocado ao final do Brasileirão. Atualmente, os mineiros e o Tricolor Paulista estão em sétimo e nono, respectivamente, o que atende à necessidade do Criciúma.

Assim, o Tricolor Carvoeiro fica com uma das vagas do chamado “Critério 3” para a Copa do Brasil de 2023. O Botafogo é a maior ameaça ao Tigre. Hoje, os cariocas estão em 10º e não podem ultrapassar América-MG e São Paulo, senão o Criciúma estará fora da disputa nacional do ano que vem. Restam duas rodadas para o final da Série A: na quinta-feira, o alvinegro pega o Santos, em casa, e, no domingo, fechando a disputa, o adversário será o Athlético, em Curitiba.

Situação requer cuidado e “secação”

Após a vitória do Botafogo diante do Atlético-MG, fora de casa, na segunda-feira, o time carioca entrou de vez na briga por uma das nove posições do Brasileirão e tem 49,96% de chances de ficar entre sexto e nono colocado. É pouco provável que o Athlético-PR perca a vaga. Assim, se o Botafogo ficar entre sexto e nono colocado, o Atlético-MG (52 pontos) precisaria sair desse grupo – dando lugar ao Fortaleza (49 pontos) ou ao Santos (47 pontos). Restam apenas seis pontos em disputa.

Em resumo, para que o Criciúma obtenha a vaga na Copa do Brasil de 2023, o torcedor carvoeiro deve torcer contra o Botafogo nos dois jogos finais da Série A – quinta-feira, às 20 horas, e domingo às 16 horas. O Tigre ainda não tem lugar assegurado no torneio nacional, pois disputou a Série B do Catarinense e não disputou a Copa Santa Catarina. As vagas do Estado são destinadas pela Série A e pela Copa. Assim, resta ao Criciúma a tentativa pelo RNC.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Tigre anuncia Pedro Rocha e mais três reforços

Pedro Rocha, Serginho, Werik Popó e Dudu foram anunciados no Criciúma. Outro jogador que está perto é o meia-atacante Jonata Robert

Tigre vence e assume a liderança da Série C

Com chuva e gramado molhado, Criciúma supera o Novorizontino por 1 a 0.

Argel deixa o Tigre com 40% de aproveitamento

Passagem é a pior entre as três que o treinador teve pelo Tricolor Carvoeiro.