Empate com o Londrina iguala o começo que o clube teve na Série B de 1991. Na era dos pontos corridos é o melhor desempenho do Criciúma nas quatro primeiras rodadas
O bom começo do Tricolor Carvoeiro, na Série B deste ano, já entrou para a história do clube. Desde 1991, o time não conseguia um início tão positivo na Série B do Brasileiro. No ano em que o Tigre ganhou a Copa do Brasil, o início da caminhada na Segunda Divisão também foi promissor: três vitórias e um empate. Tudo começou com um 2 a 2 com o Joinville, no Ernestão, depois triunfos contra Blumenau, Paraná e Coritiba. Na quinta rodada, derrota para o Figueirense por 1 a 0. Na época, a Série B nacional começava com disputas regionalizadas.
A arrancada deste ano só perde para os começos de 1986 e 1989. Há 37 anos, o clube terminou a disputa de forma invicta: seis vitórias e dois empates. A competição era dividida em quatro chaves com nove equipes cada, e os vencedores de cada grupo subiriam para a Série A: no caso, Treze, Central de Caruaru, Inter de Limeira e Criciúma.
Nunca houve uma fase final entre estes quatro, e por isto a CBF não considera nenhum dos quatro como campeão. A primeira divisão com a participação dos quatro, inclusive, foi realizada naquele mesmo ano, mas só terminou em março de 1987 com o título do São Paulo.
Em 1989, a campanha começou com seis jogos de invencibilidade: três vitórias e três empates. A primeira derrota veio para o Pelotas, fora de casa, na sétima rodada. Naquele ano, o Tigre acabou eliminado pelo campeão, Bragantino, nas quartas de final.
Retrospecto superior ao de 2012
Há 11 anos, o Tigre foi campeão da Série B do Brasileiro e, consequentemente, obteve o acesso para a Série A. Porém, o desempenho, nos quatro primeiros jogos, é inferior ao desse ano. Foram três vitórias e uma derrota (América-MG 3 a 0, fora de casa). Porém, depois, o time enfileirou oito vitórias e dois empates em 10 jogos. Na 15ª rodada, o Tricolor Carvoeiro perdeu o segundo jogo no campeonato: 3 a 1 para o Joinville, fora de casa.
A primeira participação do Criciúma, na Série B por pontos corridos, foi em 2007. O regulamento foi estabelecido um ano antes, mas o Tigre estava na Terceira Divisão do futebol nacional.
Neste ano, o Criciúma ainda está invicto na competição: são três vitórias (diante de Tombense, Ponte Preta e Avaí) e um empate (contra o Londrina). O próximo desafio é no sábado, às 16 horas, diante do Ituano no Majestoso. “Estamos contentes pela pontuação e pelo rendimento. O campeonato vai ter esses enroscos de ganhar, empatar…
O que a gente precisa é ter uma competição de regularidade, e buscar o que a gente quer, que é a vitória”, finaliza o técnico Cláudio Tencati, ainda após o jogo diante do Londrina, na segunda-feira.
Com informações do TNSul