Jornais são meios de comunicação que têm o intuito de informar notícias, trazer análises ou até mesmo opiniões sobre diversos assuntos, tais como economia, cultura, política, sociedade, esporte, saúde, entre outros. Grande parte dos jornais tem um formato impresso, porém, com as grandes modernizações do mundo e a necessidade de se atualizar ao longo do tempo, alguns também podem ser encontrados no meio digital. Hoje vamos abordar sobre o “The London Gazette”, o mais antigo jornal ainda em circulação do Reino Unido. Confira:
No ano de 1665, uma grande praga em Londres estava matando muitas pessoas e era altamente contagiosa. Esse motivo levou o rei Charles II, juntamente com sua corte, a se mudarem para a cidade de Oxford com o intuito de escaparem da pandemia. Porém, era necessário que a população ficasse informada sobre o rei e sobre seu governo durante esse tempo longe de Londres. Isso levou à criação de um jornal no dia 7 de novembro de 1665, que foi primeiramente nomeado como “The Oxford Gazette”. Um ano depois, em 1666, quando a corte retornou a Londres, o nome do jornal foi novamente mudado para “The London Gazette”, permanecendo assim até os dias atuais.
Criado inicialmente com o intuito de manter a comunicação entre o governo e a população, o jornal acabou ficando conhecido ao longo dos anos justamente por esse motivo. Suas principais notícias ao longo de sua história incluem: anúncios do monarca para nomeação de certos cargos públicos, anúncios sobre a concessão de prêmios e medalhas de honra ao mérito para militares, declarações importantes do monarca e anúncios quando o monarca aceitava projetos de lei aprovados no Parlamento, entre outros.
Atualmente, o jornal está sendo publicado desde 2012 pela empresa “The Stationery Office (TSO)” e aborda diferentes áreas, tais como esporte, trazendo resultados de competições e notícias sobre atletas; meio ambiente, abordando questões sobre o clima, desmatamento e conservação; saúde, informando sobre pandemias, desenvolvimento de vacinas e tratamentos; e economia, trazendo assuntos do mercado financeiro mundial, taxa de desemprego e inflação, entre outros.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.thegazette.co.uk