Mais atrasos. Está difícil ver a conclusão da duplicação do trecho Sul da BR-101. As obras do último gargalo, que se concentram em Tubarão, estavam previstas para terminar em fevereiro, foram adiadas para maio e a nova promessa é de entrega até o fim de julho.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – Dnit, a nova ponte Cavalcanti deve até ficar pronta antes, mas as obras complementares e acessos não. Assim, a nova previsão é para entregar tudo somente em julho, justamente um ano depois da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e da própria liberação do tráfego no túnel do Morro do Formigão.
Entre os motivos, segundo o Dnit, estariam atrasos por conta de questões de impacto ambiental, longos períodos de chuva e contenção de recursos. O órgão também garantiu que a decisão não tem qualquer relação com o estudo elaborado para paralisar 31 obras em rodovias de todo o país por falta de orçamento, conforme matéria publicada no início do mês pelo DS. Este estudo ainda está em discussão e precisa de aprovação. Ainda assim, este atraso torna a situação mais preocupante.
A ponte Cavalcanti está 95% erguida e as obras seguem com a aplicação asfáltica sobre a pista, a construção dos acessos e a instalação da sinalização rodoviária. Desde terça-feira é realizado o redimensionamento do fluxo de veículos no sentido Norte-Sul da BR-101, com estreitamento da faixa de rolagem da direita sobre a ponte do Rio Tubarão.
A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte atual da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto).
Com informações do site Diário do Sul