Economia

Terminal de contêineres de Imbituba volta a receber uma linha internacional

Foto: Divulgação

A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – Corporación de Transportes Marinos, representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passa a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres (Tecon) de Imbituba a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos.

O serviço iniciará com o navio X-press Moy, tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o MV Theodor como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com Hub-Ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados e materiais de higiene pessoal e de limpeza.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O Porto de Imbituba está sob a gestão do Estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. A volta de uma conexão internacional é comemorada pelo governo estadual.

“Para nós é muito importante receber essa nova linha em Imbituba, que desde 2019 não tinha novas operações internacionais. Esse interesse por Santa Catarina reforça o nosso acerto em dar protagonismo ao setor de portos”, disse o governador Jorginho Mello, que na atual gestão implantou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).

“Hoje demos um passo realmente importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC e que se utilizam deste modal”, acrescenta o secretário da Spaf, Beto Martins.

De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Para Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, a parceria com a Santos Brasil para operações no Tecon de Imbituba irá viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto. “A boa recepção pelo Governo do Estado de Santa Catarina também nos motiva a realizar este importante trabalho”, completa Rafael.

O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis. Inserido em um dos principais polos industriais e portuários do país, o terminal é de fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo. O terminal também é privilegiado por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber sem restrições (seja em função de calado, ou em função do mau tempo) os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 25 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo.

Sobre a Poseidon e a CTM

A Poseidon Container Shipping foi fundada em 2022, por Ivo Paixão, profissional de carreira com mais de 20 anos de atuação em logística internacional e comércio exterior. Por este motivo, o armador panamenho CTM confiou em Ivo e nas dezenas de profissionais especialistas que atuam na Poseidon, para representá-los comercialmente no Brasil.

A primeira operação da CTM no Brasil aconteceu em fevereiro de 2023, com a vinda do navio MV Theodor que trouxe contêineres vazios, abrindo as negociações de frete aos exportadores locais. Atualmente, a linha marítima está nos portos de Santos, em São Paulo, de Paranaguá, no Paraná, e recém- chegado à Imbituba, em Santa Catarina.

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba anuncia R$ 11,2 milhões em investimentos

Porto de Imbituba fecha melhor 1º semestre de sua história

Vereadores de Orleans aprovam Projetos de Lei, Requerimentos, Moção de Apoio e Indicações

Na oportunidade, o prefeito Fernando Cruzetta fez uso da tribuna para falar sobre as principais ações dos primeiros 100 dias de mandato.

Deputado estadual Tiago Zilli apresenta ações da bancada Sul na Câmara de Lauro Müller

Na ocasião, o parlamentar fez uso da tribuna para discorrer sobre suas metas e ações na coordenação da bancada da região Sul na Alesc.