Proposta intermediada pela Justiça, foi aceita pela maioria dos trabalhadores em assembleia na manhã desta terça-feira (06).
Terminou agora a pouco a assembleia dos servidores públicos municipais de Criciúma. Depois de duas horas, a maioria decidiu aceitar a proposta da Prefeitura de Criciúma e retomar as atividades no serviço público municipal. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (SISERP), no bairro Pinheirinho.
Em entrevista a Rádio Som Maior, a presidente do sindicato Jucélia Vargas afirma que a decisão não atende todas as reivindicações da categoria. “Não foi aquilo que esperávamos, mas também pensamos na população de Criciúma. Agora, uma comissão será formada com a OAB e o Observatório Social para montar o novo estatuto do servidor de Criciúma. Dentro de 60 dias teremos esta comissão e apresentaremos uma nova proposta dentro de 160 dias”, enaltece Jucélia.
Os servidores estiveram em estado de greve desde o dia 12 de maio. Na semana passada, pararam durante um dia. A greve geral iniciou nesta terça (05) e perdurou um dia após intensa negociação.
“Foram apresentadas seis contrapropostas, sendo a última nesta segunda (05). O governo sempre busca o melhor para a cidade”, comentou o secretário de finanças de Criciúma, Robson Gotuzzo.
A proposta aprovada
Conforme divulgado pela jornalista Karina Manarin, uma reunião de conciliação foi realizada durante a noite de segunda (05) pelo juiz Pedro Aujor Furtado Junior, com a presença de representantes do Sindicato e a Comissão formada pelo prefeito Clésio Salvaro, para negociações. Foram mais de cinco horas de reunião.
Fico decidido o reajuste de 7,64% aos servidores do magistério, 4,57% para os demais, abono de férias e natal de R$ 470,00 para quem tem salário de até R$ 4 mil brutos e proporcional para quem ganha valores diferentes desse.
Também ficou acordado que no local onde os médicos atendem aos servidores, será criado um Posto de Saúde para atendimento à toda a população. Também será compensado o dia de hoje através de banco de horas. Também haverá novamente o desconto em folha para o Sindicato.
Aproximadamente 4,5 mil servidores aguardavam a decisão.