Saúde

Terceiro caso de H1N1 é registrado em Imbituba

Foto: Letícia Matos/Divulgação Notisul

Foto: Letícia Matos/Divulgação Notisul

Mais um caso de H1N1 é confirmado na região da Amurel. Desta vez, no município de Imbituba, que já contabiliza três pessoas com a doença. Em Tubarão e Laguna um caso foi notificado. Nesta sexta-feira, a oitava morte foi confirmada no estado. Um morador de Blumenau, de 73 anos, morreu por gripe A H1N1. 

Conforme o diretor da Vigilância Epidemiológica da Cidade Portuária, Everaldo de Paula, os dois primeiros casos levam a crer que foram contraídos fora do município. “O primeiro foi uma gestante que já está bem. Ela veio de uma viagem doente, foi tratada e medicada”. Depois desse caso, seis notificações foram feitas e uma foi confirmada como H1N1, de um representante comercial, que está isolado, em tratamento.

“A notificação é feita quando há suspeita da pessoa ter contraído o vírus. A partir deste momento inicia o tratamento com tamiflu. Se o resultado der negativo, o tratamento é suspenso. Se for positivo, o paciente é isolado e continua o tratamento com o antiviral”, explica Everaldo.

O terceiro caso será investigado a partir de segunda-feira. “Vamos alinhar com os representantes do hospital e da Dive como serão feitos os encaminhamentos. Os médicos do São Camilo não utilizam o protocolo da influenza. Notificam, mas não fazem a investigação. Na próxima semana vamos conversar para adequar a situação”, salienta o diretor.

Com informações do Notisul