Mais um grupo de agricultores do município de Lauro Müller iniciou nesta quarta-feira (18) a oficina do Programa Negócio Certo Rural. A capacitação é fruto de uma parceria do Governo do Município, por meio da Secretaria de Agricultura, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae. Esta já é a terceira edição do programa, que possui a proposta de auxiliar os produtores na gestão de suas propriedades e fomentar o empreendedorismo rural, por meio da capacitação.
A abertura desta edição aconteceu no auditório do Paço Municipal, onde esteve presente o secretário de Agricultura, Eliandro Bett Giongo, o consultor do Sebrae, Daniel Bittencourt, além dos 17 agricultores do município que integram esta terceira turma.
O secretário, durante a abertura, registrou a importância de capacitações como essa, que visa auxiliar e aperfeiçoar o conhecimento dos produtores. “Esta é uma ótima oportunidade para os nossos agricultores familiares conhecerem melhor suas propriedades. Além de aprimorar o conhecimento, o programa vai possibilitar que os produtores corrigiam o que pode estar sendo feito errado e até mesmo identificar novas oportunidades de negócio que possam ser desenvolvidas nas propriedades”, registrou o secretário.
Com duração de 36 horas, sendo 30 horas em sala de aula e 6 horas de consultoria, o curso do Programa "Negócio Certo Rural" é realizado em cinco módulos cujos temas são: "Encontrar uma ideia de negócio", "Verificar sua viabilidade", "Formalizá-lo", "Organizá-lo e administrá-lo" e "Promover o relacionamento com o mercado".
Com está edição, o número de beneficiados pelo Programa Negócio Certo Rural em Lauro Müller chega a 50. A primeira turma que deu início ao programa no município foi no final de 2013.
Dois novos cursos
Durante o encontro, o secretário da pasta anunciou mais dois novos cursos que deverão ser realizados em breve no município de Lauro Müller. O primeiro deles, voltado para agricultores do município, é o “De Olho na Qualidade Rural”, que tem por objetivo melhorar o ambiente do trabalho onde se vive; gerar resultados e ganhos; orientar e capacitar para a Qualidade Total e promover e motivar as pessoas. O segundo curso é destinado à pessoas/empresários que possuem interesse em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual ou municipal. Esta capacitação oferece informações sobre como fornecer à Administração Pública, como uma nova forma de negócio.
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller
[soliloquy id=”71874″]