Em 30 minutos de chuva, lojas e casas foram alagadas, ruas danificadas e deslizamentos de terra comprometeram o trânsito na cidade. Em Braço do Norte, alagamentos pontuais.
Um forte temporal atingiu, no fim da tarde desta quinta-feira (05), diversas cidades da região. A mais afetada até o momento foi Lauro Müller. A chuva forte perdurou por aproximadamente 30 minutos e deixou o perímetro urbano sem energia elétrica. Deslizamentos de terra, vias danificadas e alagamentos em casas e lojas causaram prejuízos a comerciantes e a população.
Entre os locais mais afetados até o momento estão os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Arizona, Bela Vista e Santa Bárbara.
Na Praça Henrique Lage, carros ficaram submersos e o grande volume de água invadiu lojas e residências. A Rua Dr. Valdir Cotrin foi danificada e lojistas também tiveram prejuízos (veja vídeo ao fim da matéria).
Na SC-390, próximo ao Anel Viário e um dos principais acessos da cidade, um deslizamento de terra deixou o trânsito em meia pista. Há terra e árvores sobre a pista .
Neste momento, mais de 4 mil unidades consumidoras estão sem energia na cidade. Segundo o gerente regional da Celesc, Enaldo dos Santos, duas equipes da empresa buscam identificar o problema na rede. "A interrupção da energia aconteceu por algum problema entre as subestações de Siderópolis e Lauro Müller. Tentamos religar, mas sem sucesso. Estamos percorrendo a rede para identifcar o problema e religar o sistema o quanto antes", esclarece.
A prefeitura municipal já iniciou a mobilização para a recuperação das partes danificadas. A equipe de secretários e o prefeito Valdir Fontanella estão reunidas neste momento com o coordenador regional da Defesa Civil na Regional de Criciúma Rosinei da Silveira. Eles visitam os locais mais atingidos na cidade e realizam o levantamento preliminar dos estragos ocasionados pelo temporal. Conforme a assessoria do prefeito, Fontanella deve decretar situação de emergência dentro de instantes.
Alagamentos pontuais
Conforme o coordenador regional da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martins Cardoso, em Braço do Norte houve registros de alagamentos pontuais.
Mais informações, a seguir.
[soliloquy id=”203691″]