Clima

Temporais isolados são esperados em Santa Catarina nesta sexta-feira

A instabilidade deve ser mais intensa no Oeste e Planalto Norte catarinense, com possibilidade de granizo e rajadas de vento

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para esta sexta-feira, 18, informando sobre a possibilidade de temporais isolados em várias regiões do estado. A previsão aponta que instabilidades atmosféricas, associadas a baixas pressões, irão provocar chuvas intensas a partir da madrugada, especialmente no Grande Oeste, nas proximidades das divisas com o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraná.

Os meteorologistas da Defesa Civil indicam que, durante a manhã, a chuva deve se intensificar, com risco de raios e ventos fortes. À medida que o dia avança, as áreas afetadas devem se expandir, atingindo os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, a expectativa é de chuvas mais fracas, mas ainda há chances de temporais isolados.

“A instabilidade deve ser mais intensa nas regiões do Oeste e Planalto Norte, onde as condições são favoráveis para fenômenos severos, como granizo e rajadas de vento”, alertou a central de monitoramento da Defesa Civil.

No sábado, 19, as condições climáticas devem começar a se estabilizar, embora ainda haja a possibilidade de chuvas persistentes no Litoral Norte e temporais isolados no Grande Oeste.

Risco de Alagamentos e Enxurradas

A Defesa Civil classificou o risco de alagamentos e enxurradas como moderado nas áreas em amarelo e baixo nas regiões em verde. A orientação é para a população permanecer atenta a possíveis destelhamentos e danos à rede elétrica.

Recomendações de Segurança

Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda que a população:

  • Procure abrigo em locais seguros, longe de árvores e estruturas que possam ser arremessadas durante os temporais.
  • Evite entrar na água em praias durante as tempestades.
  • Não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações e manter-se informado sobre as condições climáticas. A segurança da população é a prioridade.

Notícias Relacionadas

Mãe que agrediu filho de 4 anos e enviou vídeo ao ex-marido é localizada e será processada em Criciúma

A criança, que não apresentou ferimentos graves, foi acolhida provisoriamente pela avó paterna, decisão tomada em conjunto com o Conselho Tutelar

Equipe Fontanella Racing conclui 3ª etapa da Fórmula Truck com dois pilotos no pódio

Rafael Fleck foi o grande campeão da categoria Eletrônico e Ramiris Fontanella foi o vice-campeão no Troféu SpeedMax.

Homem é preso por comercializar drogas e armas de fogo no Extremo Sul catarinense

Investigações seguem em andamento para identificar envolvidos com o criminoso

Zé Ricardo testa o Criciúma novamente com três atacantes

Comissão técnica do Criciúma prepara o time para o jogo de quinta-feira, dia 17, contra o Athletic-MG