Conforme a Defesa Civil, a formação de uma área de baixa pressão promete mudar o tempo e trazer chuva intensa, temporais isolados e queda de granizo entre o Grande-Oeste e o Norte de Santa Catarina
A manhã desta quarta-feira (9) é de tempo fechado em todas as regiões do Estado, com chuvas entre o Grande-Oeste e o Norte catarinense. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, essa condição está associada à formação de uma área de baixa pressão.
Ainda conforme o órgão, a quarta-feira mantém condições para ocorrência de temporais isolados com raios, chuva intensa em curto intervalo de tempo, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A Defesa Civil apontou ainda que nas últimas 3 horas algumas cidades de Santa Catarina receberam volumes consideráveis de chuvas. Conforme as estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Epagri/Ciram, os maiores acumulados foram observados em Canoinhas com 8,4 mm, Tangará e Guaraciaba com 7,2 mm e Videira com precipitação em torno de 6,6 mm.
A pasta reforça ainda que nesta quarta, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa e aos temporais. Não descartando, a possibilidade de ocorrências como alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e enxurradas.
As temperaturas variam pouco durante o dia, devido a cobertura de nuvens e a chuva, com máximas entre 17°C e 20°C no Grande-Oeste e Litoral e de 11°C a 15°C no restante do Estado.
Rajadas de vento e mar agitado?
Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, os ventos sopram de Nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 40 e 65km/h nas regiões dos Planaltos e no Litoral.
O mar segue muito agitado conforme o órgão, com ondas de Sudeste virando para Leste ao longo do dia com altura de 2 a 2,5m e picos de até 3 m, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Novo alerta aponta chuvas volumosas em algumas regiões do Estado
A Defesa Civil emitiu um alerta por volta das 8h30, ressaltando que entre a tarde desta quarta e a madrugada de quinta-feira, a formação de uma área de baixa pressão, combinada à disponibilidade de umidade fornecem condições para chuvas persistentes e por vezes intensas no Centro-Norte do Estado.
Nas regiões em amarelo do mapa, os acumulados no período devem variar entre 30 e 60 mm, podendo pontualmente superar estes valores.
No Estado, as regiões do Oeste, Extremo-Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul seguem com risco baixo para ocorrências meteorológicas no período. O alerta tem início às 15h desta quarta-feira e se mantém até às 3h de quinta.
Tempo chuvoso ao longo da quinta-feira em Santa Catarina
Na quinta-feira (10), a instabilidade diminui no Estado por conta do afastamento do sistema de baixa pressão para o mar. Contudo, as nuvens permanecem presentes em todas regiões, bem como a condição para chuva fraca e isolada por alguns momentos, sobretudo na faixa Leste onde tende a ser mais persistente.
No amanhecer, as temperaturas serão entre 15°C e 18°C nas áreas Litorâneas e entre 10°C e 13°C nas demais regiões. À tarde, as máximas voltam a subir, ultrapassando os 22°C na maior parte do Estado e chegando a 27°C no Litoral Sul e Extremo-Oeste.
Amanhecer de sexta-feira com possibilidade de chuvas em todo o Estado
O tempo se mantém instável em todas as regiões catarinenses nesta sexta-feira (11). Conforme a Defesa Civil, esse dia apresenta condições para pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo no amanhecer e no final do dia e em especial, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Temperaturas amenas com mínimas entre 10°C e 13°C nos Planaltos e Meio-Oeste e de 15°C a 18°C nas demais regiões. As máximas à tarde sobem e variam de 25°C a 28°C na maior parte do Estado.
Nova frente fria dá as caras no final de semana?
No sábado (12), o avanço de uma frente fria por Santa Catarina mantém o tempo instável e com chuva em todas as regiões catarinenses. No domingo (13) a frente fria se afasta do Estado, mas a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a presença de muitas nuvens e a condição para chuva isolada, principalmente dos planaltos ao litoral catarinense.
Com a virada do vento para sul, as temperaturas voltam a declinar e as máximas ficam abaixo dos 20°C em todo o Estado no domingo.
Com informações do ND+