Por conta do calor e de instabilidades provocadas por uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, chuvas e temporais isolados podem ocorrer em todas as regiões de Santa Catarina
Nesta quinta-feira (2), pancadas de chuva e temporais isolados podem ocorrer em todas as regiões catarinenses. Isso ocorre por conta do calor e de instabilidades provocadas por uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, as áreas no Estado com maior incidência das chuvas se concentram no Grande Oeste e no Norte de Santa Catarina.
O órgão alerta, ainda para o risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, que podem provocar raios, rajadas de ventos e granizo. Também, pode ocorrer chuva pontualmente intensa com deslizamentos e alagamentos pontuais.
No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 17°C e 20°C na maior parte do Grande Oeste e Litoral e oscilam entre 13°C e 15°C nas regiões mais elevadas de Santa Catarina.
As temperaturas no período da tarde se aproximam dos 30°C na maior parte do Estado, chegando a variar entre 32°C e 34°C no Oeste e Litoral catarinense. A Epagri/Ciram reforça, que as temperaturas no decorrer do dia se elevam e provocam uma sensação de abafamento.
Tempo se mantém instável em Santa Catarina
O fluxo de calor e umidade da região amazônica, somados a aproximação da área de baixa pressão sobre o sul do Brasil, mantêm o tempo instável ao longo desta sexta-feira (3). O dia será marcado pela presença de muitas nuvens e condições para chuva e temporais isolados a partir da tarde em todas as regiões de Santa Catarina.
Ainda, a Defesa Civil frisa que, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo. Também, existe a possibilidade de ocorrência de chuva pontualmente intensa, acompanhadas de deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
As temperaturas máximas se mantêm mais amenas no Oeste catarinense, por conta da maior cobertura de nuvens e da chuva que já deve ocorrer nas primeiras horas da tarde, ficando em torno dos 24°C. No litoral e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 29°C e 32°C.
Veja como fica o tempo para o final de semana
No sábado (4), as instabilidades associadas à área de baixa pressão avançam pelo sul do Brasil. Essa condição favorece para o dia ser de bastante nebulosidade que provoca chuvas durante todo o dia em todas as regiões catarinenses, que também podem ocorrer na forma de temporais isolados.
Devido a maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficam entre 23°C e 28°C do Extremo Oeste aos Planaltos. Já no Vale do Itajaí e Litoral, as temperaturas máximas variam entre 29°C e 34°C.
Existe um alerta sobre os ventos que sopram do quadrante Noroeste no Estado. Segundo o órgão, podem ocorrer rajadas de vento de baixa a moderada intensidade de até 60 km/h no Grande Oeste catarinense.,
Entre domingo (5) e segunda-feira (6), áreas de baixa pressão seguem mantendo o tempo instável em Santa Catarina, provocando pancadas de chuva e temporais isolados intercalando com períodos de tempo nublado e com maiores aberturas de sol.
Com informações do ND+